Prefeitura derruba galpão do Movimento Luta pela Moradia na 1.306 Sul

Galpão construído pelo Movimento Luta Pela Moradia, em Palmas, foi demolido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, na quadra 1.306 Sul, na última quinta-feira. No local eram celebradas missas.

Galpão construído pelo Movimento Luta Pela Moradia, na quadra 1.306 Sul, em Palmas, foi demolido na manhã de quinta-feira, 30 de abril, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. No local, eram realizadas missas da Igreja Católica, e neste sábado, 02, haveria no local a inauguração da Igreja João Paulo II, conforme explicou ao T1 o Padre Paulo.

 

De acordo com o pároco, há cerca de 12 meses as reuniões eclesiasticas aconteciam no local e já haviam cerca de 30 fiéis que fequentavam as missas, sempre celebradas aos sábados. Padre Paulo disse que a obra estava sendo feito pelo Movimento Luta pela Moradia, que ofertou o espaço para que as missas fossem realizadas.

 

Conforme explicou por telefone a assessoria da Prefeitura de Palmas, no local não há registros legais de que a obra pertencia à Igreja Católica, em contato com profissionais que trabalhavam na construção do golpão,  técnicos da Secretaria comprovaram que as obras estavam sendo feitas pelos próprios integrantes do Movimento.

 

A Prefeitura disse ainda, por meio de nota, que a obra era irregular pois estava sendo construída em área pública municipal sem possibilidade legal de autorização, com isso, os fiscais foram ao local por quatro dias seguidos buscando informações sobre o responsável pela obra e em uma das abordagens foi informado aos fiscais que o responsável pela obra seria o Movimento de Luta pela Moradia.

 

A nota diz ainda que a partir de então foi lavrado o termo de embargo em nome da entidade, dando o prazo de cinco dias para que apresentasse a documentação legal de que teriam autorização para construir e como se passaram três semanas e nenhum documento foi apresentado a ordem de demolição foi cumprida no dia 30.

 

Este Portal tentou contato com o ex-vereador Bismark, que conforme foi informado seria o líder do Movimento Luta pela Moradia, em Palmas, mas seu celular permaneceu na caixa de mensagem por toda a tarde deste sábado, 02.

 

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Palmas

 

Nota

 

Sobre obra demolida na 1306 Sul, a Prefeitura de Palmas esclarece que a mesma era irregular pois estava sendo construída em área pública municipal sem possibilidade legal de autorização.

 

Os fiscais da Prefeitura foram ao local por quatro dias seguidos buscando informações sobre o responsável pela obra, sendo todas infrutíferas.

 

Em uma das abordagens, foi informado aos fiscais que o responsável pela obra seria o Movimento de Luta pela Moradia.

 

A partir daí foi lavrado o termo de embargo em nome da entidade, dando o prazo de cinco dias para que apresentasse a documentação legal de que teriam autorização para construir.

 

Do embargo até a demolição, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 30, se passaram três semanas e nenhum documento foi apresentado e a ordem de embargo também não foi cumprida.

 

Assim, a Prefeitura foi obrigada a cumprir a lei de postura municipal, obediência ao plano diretor da cidade, de maneira a não permitir a ocupação irregular de área pública.

Comentários (0)