Prefeitura paga salários atrasados a 561 educadores: prefeito pede desculpas

O TAC foi cumprido. O salário dos 561 professores foi pago segundo afirmou o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, em uma rede social

Professores fizeram greve em frente CMEI
Descrição: Professores fizeram greve em frente CMEI Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A Prefeitura de Palmas pagou nesta sexta-feira, 28, o salário de 561 professores que estavam sem receber seus vencimentos há alguns meses. Alguns desses profissionais não recebiam há quase um semestre.

 

No seu perfil no Twitter, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, disse que o problema dos educadores estava resolvido. "Resolvido o problema dos profissionais da educação. Amanhã o dinheiro amanhece em conta. Pedindo desde já desculpas para as famílias afetadas".

 

Em nota, a Prefeitura de Palmas confirmou os pagamentos e disse que "já realizou pagamento de 561 professores no valor total líquido de R$ 2.685.667,00. Os valores já estavam disponíveis para saque logo nas primeiras horas desta sexta-feira, 28. Apenas oito não receberam por problemas nas contas bancárias informadas".
 

 

TAC cumprido

A Prefeitura de Palmas assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público Estadual (MPE) se comprometendo a regularizar os contratos até o dia 26 de novembro e a pagar os salários até dia 1º de dezembro. O TAC foi assinado em 14 de novembro. Àquela época, o secretário da Educação Danilo de Melo se comprometeu a investigar a situação que levou à contratação sem assinatura oficial dos contratos e ao atraso dos pagamentos, para evitar que problemas futuros aconteçam.

 

O MPE foi acionado pelos vereadores de Palmas e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), após estes receberem várias denúncias de educadores que estavam sem receber e alguns que não tinham sequer assinado contrato com a Prefeitura. Alguns educadores chegaram a fazer greve, fechando as portas dos Centros de Educação Infantil (CMEIs).



Saiba mais:

Professores de três CMEIs fecham as portas das unidades por falta de pagamento 

Educadores cobram da Semed pagamento de salários atrasados do primeiro semestre


Atualizada às 15h06.

 

Comentários (0)