Primeira UTI na região do Bico do Papagaio está em fase de acabamento

A obra que está em fase de acabamento interno e pintura está adequada às normas da Vigilância Sanitária. A Unidade possui dez leitos, sendo nove destinados à UTI geral e um à UTI de isolamento

UTI está sendo construída
Descrição: UTI está sendo construída

A construção da primeira UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Regional de Augustinópolis está dentro do cronograma da construção. A Unidade possui dez leitos, sendo nove destinados à UTI geral e um à UTI de isolamento. Sem UTI, o hospital conta apenas unidade de cuidados especiais (UCI).

 

O hospital de Augustinópolis atende a demanda de 25 municípios da região do Bico do Papagaio, além de pacientes da região sul do Pará e do Maranhão, que procuram atendimento no Tocantins. Até a UTI ficar pronta o hospital continuará encaminhando pacientes para a UTI de Araguaína, mas logo estará resolvendo os casos de necessidade de internação em terapia intensiva no hospital da cidade, reduzindo a lotação do Hospital Regional de Araguaína.

 

A obra que está em fase de acabamento interno e pintura está adequada às normas da Vigilância Sanitária. A cobertura interna foi feita com gesso acartonado e a externa com telhas isotérmicas, que impedem a entrada de barulho e ainda reflete o calor do sol e alta temperatura.

 

A paciente Taciana Rodrigues Pessoa destacou que a reforma e ampliação do hospital é benéfica para toda a população do bico. “É ótimo para todos nós, porque com uma UTI aqui, os médicos não vão precisar mais encaminhar os doentes graves para Araguaína. Quando isso acontece a família do doente sofre demais e aumentam os gastos com o acompanhamento”, disse.

 

ETE

Também está projetada a construção da  Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) com a finalidade de tratar e purificar a água usada no hospital por meio de um reator, que só vai liberar a água para a rede pluvial com um percentual de 95% de pureza. O investimento da reforma, adequação e ampliação do hospital de Augustinópolis é de R$18.853.606,95. As obras são do Governo do Estado por meio da Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos em conjunto com a Secretaria da Saúde.

 

Maternidade

Além da UTI e da ETE, está sendo construído um prédio administrativo e o primeiro dos quatro pavimentos da maternidade no terreno do hospital. Atualmente as pacientes que dão entrada na Unidade de Saúde para dar a luz, dividem os leitos com as demais especialidades. Com a construção da maternidade, o hospital passará de 109 para 200 leitos.

 

(Com informações da Secom/Infraestrutura)

Comentários (0)