Professores de Cristalândia finalizam greve após 20 dias sem aulas

Após reunião em que a Secretaria Municipal de Educação se comprometeu em cumprir exigências da categoria, professores retoma as atividades. Greve deixou seiscentos alunos sem aula por vinte dias

Professores finalizam greve em Cristalândia
Descrição: Professores finalizam greve em Cristalândia Crédito: Ascom Sintet

Seiscentos alunos da rede municipal voltaram às aulas nesta sexta-feira, 29, após paralisação ocorrida durante 20 dias letivos. Chegou ao fim a greve dos professores em Cristalândia.

 

O impasse terminou durante reunião realizada nesta quinta-feira, 28 de agosto, entre Sintet, representante do executivo municipal e da Comissão Permanente do Plano de Cargos Carreiras e Remunerações (PCCR), formada por profissionais da educação.

 

Apesar da alegação da Prefeitura, de que não havia orçamento para cumprir com as reivindicações da categoria, o diretor de Assuntos Municipais do Sintet, Joelson Pereira, afirmou que foi realizado estudo da Folha Analítica, que demonstra que o limite prudencial não está comprometido.

 

Diante dos fatos, a secretária Municipal de Educação, Maritânia Souza de Oliveira, apresentou uma proposta que foi aceita pela categoria, que consiste no cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN 2014), no pagamento das progressões horizontais e verticais, na revisão do PCCR em abril de 2015 e na inclusão da gratificação de 10% nos vencimentos.

 

Sobre a paralisação

A categoria deflagrou greve no último dia 31 de julho, como forma de chamar a atenção da Prefeitura de Cristalândia, com relação ao cumprimento dos acordos firmados com os educadores em 2013, quando foi garantida pela Prefeitura a efetivação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações.

 

Com a greve mais de seiscentos alunos da Rede Municipal de Ensino ficaram sem aulas durante vinte dias letivos.

 

(Com informações da Ascom Sintet)

Comentários (0)