Professores entraram em greve em Bandeirantes por falta de pagamentos

Os professores que estão em greve fizeram duas passeatas nesta terça-feira, 25, em Bandeirantes. A categoria reivindica pagamento do piso, retroativo desde janeiro e enquadramento do administrativo.

Servidores me greve em Bandeirante
Descrição: Servidores me greve em Bandeirante Crédito: Divulgação

Os professores da rede Municipal de Educação de Bandeirantes, que estão em greve desde o último dia 07, fizeram passeatas pelas ruas da cidade nesta terça-feira, 25, pedindo a valorização da categoria. Carregando faixas e cartazes, eles caminharam até a prefeitura e a Secretaria de Educação.

 

Estão sendo reivindicados pela categoria: o pagamento do piso salarial; retroativos desde janeiro; o plano de carreira e o enquadramento do administrativo.

 

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), regional de Colinas, que atende também ao município de Bandeirantes, Railma Martins da Silva, na última sexta-feira, em reunião com a prefeita do município, Coraci Lima Marques, era esperado uma proposta, no entanto, “a única proposta que ela fez foi reduzir a carga horária dos professores para 30 horas”, o que ela afirmou que seria “para manter os contratos”.

 

Aulas continuam

Bandeirantes possui apenas uma escola municipal, onde dos 15 professores, 11 estão em greve. A presidente do Sintet disse que há na cidade a cultura do apadrinhamento político, o que prejudica a qualidade da educação.

 

Segundo Railma Martins, as aulas foram mantidas, com professores contratados dando aula. “As salas de aulas estão funcionando normalmente aqui, só que com professores que não tem nem formação adequada”, disse. Professores afirmaram que a prefeita estaria colocando pessoas de outros órgãos para dar aula, com o objetivo de boicotar a greve.

 

 

Comentários (0)