Servidora da UFT morre com suspeita de perfuração no intestino; Sesau investiga

A servidora da UFT, Cenilda Silva Lima, morreu na última sexta-feira, 15, suspeita de ter o intestino perfurado durante o parto no Hospital Dona Regina. Sesau investiga o caso

Caso ocorreu no Hospital Dona Regina
Descrição: Caso ocorreu no Hospital Dona Regina Crédito: Divulgação

Com suspeita de perfuração no intestino morreu na madrugada desta sexta-feira, 15, em Palmas, a servidora terceirizada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Cenilda Silva Lima. Em nota enviada ao T1 Notícias a Secretaria de Saúde do Estado informou que a paciente deu entrada dia 22 de junho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP).

 

Segundo informações que o T1 teve acesso, Cenilda teve o intestino perfurado no mês de junho durante procedimento cirúrgico em parto realizado no Hospital e Maternidade Dona Regina.  Na nota a Sesau não confirmou que o motivo da internação tem sido a perfuração do órgão, mas afirmou Cenilda foi internada após intercorrência durante o parto.

 

Ainda de acordo com a nota, uma sindicância interna já está apurando se houve falha humana na realização do procedimento cirúrgico.

 

MPE investiga

No dia 29 de junho a promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery realizou vistoria no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, para averiguar uma denúncia sobre um suposto caso de negligência médica, em que o intestino de uma gestante teria sido perfurando durante uma cesariana. Segundo o MPE este não é o primeiro caso de gestantes que tem o intestino perfurado no parto.

 

Marido denuncia

Segundo a promotora, o marido da gestante, além de procurar o Ministério Público, registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, para que seja apurada a ocorrência de crime de lesão corporal de natureza grave. Também registrou reclamação junto à Sesau, para que instaure sindicância administrativa, e junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), para que apure se houve falha.

 

“Após consultar o prontuário da paciente, uma das coordenadoras do Dona Regina alegou que a paciente não sofreu perfuração no intestino. O que teria ocorrido seria a formação de cicatrizes internas em seu intestino depois dela haver se submetido a cirurgia cesariana. Com isso, a paciente teria se submetido a um segundo procedimento cirúrgico, ao que se seguiu um quadro de necrose da sua parede abdominal”, apontou o MPE.

 

UFT lamenta

Em nota publicada no site da UFT, a Universidade lamentou o falecimento da servidora. “A Universidade Federal do Tocantins (UFT) lamenta a perda de Cenilda Silva Lima, falecida nesta sexta-feira, 15 de julho de 2016. Cenilda era do estado do Maranhão e servidora terceirizada da UFT, pela empresa Fênix, desde 2011, no Câmpus de Palmas”.

 

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a paciente Cenilda Silva Lima deu entrada dia 22 de junho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP), após intercorrência durante procedimento cirúrgico em parto realizado no Hospital e Maternidade Dona Regina. A paciente veio a óbito nesta sexta-feira, 15, às 2 horas da manhã após todos os esforços e cuidados da equipe que a assistia.

 

Uma sindicância interna já está apurando se houve falha humana na realização do procedimento cirúrgico.

 

A Secretaria lamenta profundamente a morte de Clenilda Silva Lima e reforça que a paciente teve toda assistência necessária para reversão de quadro de saúde através de acompanhamento da equipe multiprofissional.

 

Comentários (0)