Voluntários incentivam crianças à leitura com as histórias de Maurício de Sousa

Fãs de Maurício de Sousa realizaram movimento de incentivo à leitura e ocupação de espaços públicos em Palmas. O objetivo é reunir crianças e pais em praças da cidade para leitura e atividades lúdicas

Fãs de Maurício de Sousa incentivam leitura
Descrição: Fãs de Maurício de Sousa incentivam leitura Crédito: Fotos: Manoel Lima

Organizado por voluntários e pais que querem incentivar a leitura das crianças, todos admiradores do criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, o grupo intitulado Turma do Maurício foi criado na Capital e tem feito sucesso. Mais de 70 crianças participaram de um piquenique na Praça da Árvore, em Palmas, nesta sexta-feira, 20, onde os principais objetivos foram a descontração, socialização entre as crianças e principalmente o incentivo à leitura.

 

Foram expostos no local livros e gibis do Maurício de Sousa, para quem tivesse interesse e quisesse folhear à vontade. Além disso, lanches com foco na alimentação saudável foram servidos para a criançada.

 

A idealizadora do projeto, Adriana Aguiar, conheceu o autor no ano passado e desde então passou a receber materiais do escritor para incentivar a leitura de crianças. “A gente conversou muito sobre leitura, sobre educação, sobre a obra dele, que perpassa de geração em geração, e a partir de então ele começou a me enviar muito material”, afirmou Adriana.

 

“Eu comecei a doar esse material. Mas eu percebi que só a doação, sem um momento de integração, não estava tendo um termômetro do retorno real. Ele me pediu o nome de crianças que conviviam comigo para ele mandar autógrafos. Eu mandei e ele mandou autógrafos para umas 35 crianças, e esse grupo se sensibilizou e quis agradecer a esse carinho. E assim nasceu o grupo Turma do Maurício em Palmas”, explica a organizadora.

 

Ocupando praças de Palmas

A Turma do Maurício tem a pretensão de expandir o projeto e agregar mais pessoas da comunidade. Para isso, os próximos eventos, assim como esse primeiro encontro, serão realizados em espaços públicos da Capital. “Nós vamos intensificar os encontros, sempre agregando a leitura à outra atividade”, disse Adriana.

 

No piquenique na praça, as crianças participaram de brincadeiras, rodas de leitura e demonstraram o quanto gostam das histórias da Turma da Mônica. Foi o caso da pequena Ana Luíza, de 11 anos, que exibia com orgulho o autógrafo que Maurício de Sousa enviou para ela. “A única coisa que eu leio é gibi. Eu achei muito legal receber o autógrafo dele”, afirmou a menina, dizendo ainda que vai guardar a lembrança com carinho.

 

Essa paixão pelos gibis foi passada pela mãe de Ana Luíza, a administradora Ana Carolina de Azevedo. “Todo mês chegavam as revistinhas da Turma da Mônica em casa. Entre eu e meus irmãos havia briga, para ver quem lia primeiro. E eu trouxe para os meus filhos. Compro sempre os gibis para eles também”, disse.

 

Roda de conversa com as mães

As atividades não foram só para as crianças. Em uma roda de conversa com as mães e os pais, a diretora de Proteção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Elis Sodré falou sobre a importância do tempo de qualidade com os filhos. Abordou a Lei Bernardo, que reforça o não uso da violência na educação dos filhos e ainda debateu com as mães a questão da vida profissional conciliada com a maternidade.

 

“Discutimos também a questão do Plano da Primeira Infância, que estamos construindo aqui em Palmas”, afirmou Elis, que milita na área há 26 anos.

 

"O próximo nos vamos fazer pintura em tela na praça, sempre utilizando espaços alternativos e ociosos da cidade. Hoje o grupo conta com 35 voluntários, e a intensão é expandir gradativamente", explicou a organizadora, Adriana Aguiar.

 

 

Comentários (0)