Palmas, Tocantins -

Curtas


Leitura nas prisões

Com o objetivo de incentivar o hábito de leitura, promover a remição de pena e desenvolver práticas correlatas como contação de histórias, teatro, sarau, concursos de produção de textos em várias modalidades, além de aulas de canto e dança, a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional e em parceria com a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançou o projeto “Ponto de Leitura e Cultura nas Prisões”. O projeto funcionará, de forma contínua, em quatro etapas, sendo a primeira a arrecadação e catalogação dos livros; a segunda consistirá na entrega das obras nas unidades prisionais do Estado; a terceira no empréstimo dos livros aos reeducandos, familiares e servidores e a quarta no desenvolvimento de atividades culturais dentro das unidades. 

Igualdade Racial

Campanhas contra o racismo, projetos Papo Afro e Coqueirinho, Semana da Igualdade Racial, essas são algumas ações a serem desenvolvidas este ano e que foram apresentadas em reunião, realizada na manhã desta sexta-feira, 20, entre a Superintendência de Igualdade Racial (Supir) e representantes do Conselho Municipal de Igualdade (Conpir), Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (COMAM), Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer); a Secretaria de Assistência Social, a União dos Negros pela Igualdade (Unegro), além do grupo de hip hop, RDV Crew. Também foi apresentado e aprovado o projeto Coqueirinho, que tem como objetivo trabalhar a igualdade racial em oito escolas municipais e duas estaduais – Escola Municipal Maria Julia Amorim, Eurídice Ferreira de Melo, ETI Caroline Campelo, Tom Jobim, Jorge Amado Aurélio Buarque, Thiago Barbosa, Estadual Maria dos Reis e Cem Taquaralto. Outro projeto aprovado foi o Papo Afro, baseado na Lei 10.139, trabalha nas escolas políticas de culturas africanas e afro-brasileira.   

 

Concurso público da Fundação UnirG

Já está disponível para consulta a publicação final das inscrições homologadas para o concurso público da Fundação UnirG. Foi divulgado também o edital complementar que altera o dia de realização da prova para 12 de fevereiro de 2017 e todas as datas dos atos posteriores. A data anterior estava prevista para 29 de janeiro. São 50 vagas ofertadas para o quadro administrativo e técnico em níveis médio e superior. O certame está sendo elaborado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Os editais e outras informações podem ser consultadas no site  www.unirg.edu.br ou  http://centrodeselecao.ufg.br/2017/concurso_ta_unirg/.

Paixão de Cristo passa a integrar Calendário Oficial

Realizado na Capital pelo grupo Art’Sacra, o espetáculo teatral Paixão de Cristo passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Palmas. A Lei 2.287 foi sancionada pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha, em 10 de janeiro e o ato foi publicado no Diário Oficial de Palmas no dia 11 de janeiro. O projeto de Lei é de autoria do Vereador Etinho Nordeste, de 02 de agosto de 2016. A Cia de Teatro Art´Sacra recebeu o reconhecimento do poder público estadual, através da Fundação Cultural do Estado do Tocantins em maio de 2010, que concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins. O espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo será realizado na Semana Santa, na Sexta-Feira da Paixão. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site oficial da Cia Art’Sacra - www.artsacra.com-, no menu Paixão de Cristo.

 

Curso de Inseminação Artificial

 A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a empresa Alta Genetics do Brasil, inicia na próxima terça-feira, 24, o primeiro curso de Inseminação Artificial (IA), da programação de 2017, que deverá realizar dez cursos até outubro, sendo um curso por mês. O curso prossegue até sexta-feira, 27, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional. Em cada curso são oferecidas dez vagas para que produtores tenham a oportunidade de aprender as técnicas para melhorar a eficiência reprodutiva dos seus rebanhos.  Os alunos passam por aulas práticas conhecendo, passo a passo, como funciona o sistema de produção por inseminação artificial. Nas aulas teóricas, os participantes conhecem sobre os incentivos e vantagens da IA; anatomia e fisiologia do sistema reprodutivo da fêmea bovina; prática em peças anatômicas e simuladoras; reconhecimento em vaca no cio; cio e momento adequado para a inseminação. O curso é direcionado a gerentes de fazendas, tratadores, pecuaristas, produtores, acadêmicos de ciências agrárias e pessoas interessadas no uso da tecnologia da inseminação artificial.

 

Projeto Hackatruck

O projeto Hackatruck finaliza hoje (30) as atividades no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para comemorar os resultados alcançados, os alunos do curso de Desenvolvimento de Aplicativos apresentarão seus projetos. Os projetos de apps foram criados para atender necessidades específicas de determinados públicos. O aplicativo desenvolvido pelo estudante de Ciência da Computação da UFT, Thiago Baltazar, é um exemplo disso. Esse app soluciona a adoção de animais. Com o nome de Happy Pets, o aplicativo funcionará de forma que o usuário possa cadastrar animais para adoção e outros usuários que estão à procura para adoção. Segundo o Baltazar, o app contará com fotos, descrição e endereço para facilitar o processo de adoção. O curso atendeu não apenas os universitários da UFT. O projeto também abriu espaço para a comunidade externa, que teve a oportunidade de visitar e participar de palestras. O público interagiu com os equipamentos tecnológicos, como smartphones, lousas digitais, computadores, entre outros. 

Samu capacita profissionais das UPAs

O atendimento rápido e eficiente a vítimas em situações de risco é fundamental. E para capacitar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da Capital, os profissionais do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atuam na base de Palmas estão treinando procedimentos de urgência e emergência para atendimento aos pacientes que procuram as Upas. O curso denominado de atendimento pré-hospitalar começou nessa última quinta-feira, 19, e se estende até sexta-feira, 20. No primeiro dia, a temática trabalhada foi “Trauma”, na qual foi revisado o protocolo de atendimento inicial no paciente traumatizado por meio de sequências, além disso, foram realizadas capacitações práticas com manequins vivos e bonecos para simulação de casos. Também foram abordados outros temas durante as instruções, com destaque para o atendimento ao indivíduo politraumatizado. No segundo momento, os profissionais irão trabalhar o atendimento em emergências clínicas, com foco no atendimento em parada cardiorrespiratória. O curso tem duração de 20 horas/aulas, entre teóricas e praticas, e foi realizado na Base do Samu, em Palmas.

Jogos Parapan-Americanos de Jovens

Destaque tocantinense no cenário paralímpico em 2016, o paratleta da equipe do projeto Reviver Ilquias Lopes foi pré-selecionado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para participar dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, a ser realizado na cidade de São Paulo no próximo mês de março. Atualmente, na categoria Júnior [até 19 anos], Ilquias ocupa a primeira colocação do ranking nacional no lançamento de dardo e nos 100 metros rasos, além do segundo lugar no salto em distância. Apesar de ter consciência do excelente no competitivo que teve na temporada passada, Ilquias se disse surpreso com a pré-convocação, garantindo que tem se dedicado ao máximo para fazer jus a ela. “Eu recebi esta notícia maravilhosa de repente, pela manhã, e fiquei muito feliz. Eu só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade e ao projeto Reviver, que sempre me deu todo o apoio, desde o início, com toda a equipe que tem. Estou treinando focado para chegar a este objetivo [a convocação final] e alcançar as metas maiores, que são as medalhas lá em São Paulo”, afirmou o polivalente paratleta.

ASSECAD oferece opção de lazer

A Associação dos Servidores da Secretaria da Administração (ASSECAD) oferece inúmeras opções de lazer para seus associados. Além de três piscinas com dois toboáguas e diversos quiosques com pia, churrasqueiras e cadeiras, os associados também podem desfrutar de uma ampla área de camping. O local é amplo e seguro, sendo um local ideal para passar fins de semana com a família. Para acampar os associados devem acessar o site da ASSECAD e fazer a reserva. A área de camping está liberada aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. Para ter acesso os associados devem fazer a reserva no site da ASSECAD. Os associados também podem fazer uso da cozinha do salão do clube.