Fieto e Sedetur elaboram agenda conjunta para atração de novos investidores

A proposta é levantar demandas e alternativas para o desenvolvimento industrial e atração de novos investidores.

Técnicos da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) recepcionaram na tarde de terça-feira, 24, representantes da Secretaria Estadual de Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. No encontro foi dado início a elaboração da “Agenda de Desenvolvimento Econômico”.

 

As duas partes dialogaram com objetivo de alinhar estratégias para fortalecer as indústrias já existentes e atrair novos investidores com foco na produção primária e qualidade final do produto. As dificuldades para viabilizar o crescimento do segmento industrial também foram tratadas. Entre elas: A inexistência de estrutura adequada, falta de mão de obra qualificada, ausência de distritos industriais, entre outras. 

 

O gerente de Defesa dos Interesses da Indústria, José Roberto Fernandes, mencionou a preocupação da FIETO com a “desindustrialização”. Na última década a participação da indústria no PIB do estado foi de -4,1%. Mais do que a média nacional que foi -3,6%. “É preciso criar mecanismos para reverter essa situação urgente e evitar que o cenário piore e afete todos os setores da economia”, destacou Fernandes, lembrando que 85% das indústrias do Tocantins estão em municípios situados na área de influência da BR 153.

 

Na reunião, os técnicos da FIETO entregaram aos representantes do governo a “Carta da Indústria” que resume as demandas do setor e propostas e para o seu desenvolvimento, bem como uma proposta para execução, em conjunto, do “Plano Estratégico de Consolidação dos Eixos Integrados de Desenvolvimento do Estado do Tocantins”, destinado a nortear o referido desenvolvimento.

 

Também participaram do encontro, a superintendente do IEL/TO, Roseli Sarmento, o assessor da diretoria do SENAI, João Inácio Junior, a gerente do CIN/TO, Greyce Labre, a chefe de gabinete da FIETO, Amanda Barbosa e o gerente de Incentivos e Atração de Negócios do Estado, Paulo Mendonça.

 

Comentários (0)