Palmas: Capital do Tocantins, Capital da Energia Solar do Brasil

No I Seminário Internacional Palmas Solar, realizado em Palmas, de 29 de junho a 1°de julho, mais de 900 pessoas, entre especialistas, empresários, investidores, pesquisadores, profissionais e estudantes, fizeram do Auditório do CUICA, na Universidade Federal do Tocantins – UFT, palco de debates sobre o uso da energia solar, fomento e implementação na Capital do Tocantins.

 

Durante a programação, palestrantes de renome nacional e internacional trouxeram experiências de países como os Emirados Árabes Unidos, Alemanha e Espanha, referências em uso da energia solar no mundo, e fizeram um panorama da situação atual no Brasil. Ao final, na mesa redonda composta de representantes do setor privado, executivo municipal e sociedade, além da abrangente discussão do tema foram colhidas contribuições dos participantes para a construção da minuta de lei de incentivo ao uso da energia solar no município de Palmas.

 

Os debates apenas confirmaram o alto nível e vasto conhecimento dos participantes do evento, que contou com a presença do Superintendente de Regulação e Distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica –ANEEL, Carlos Mattar; o Diretor de Relações Institucionais da ENERGISA – concessionária de energia no Estado do Tocantins, Alankardek Ferreira; o Gerente de Pesquisa do Masdar Institute, Dr. Jacinto Estima; o Diretor da área de energias renováveis e eficiência energética da Agência Alemã de Cooperação, Dr. Torsten Schwab; o Diretor Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar – ABSOLAR, Dr. Rodrigo Lopes Sauia, dentre outros.

 

Além das contribuições no seminário, Palmas ganha com a possibilidade de firmar parcerias de cooperação para a implantação do Projeto Palmas Solar, cujas conversações estão abertas e em andamento, sob os olhos atentos do Prefeito Carlos Amastha, visionário a frente deste projeto inovador no Brasil. Resultado já presente é a chegada em Palmas da Empresa STI Norland, que anunciou, através do seu Gerente de Desenvolvimento de Negócios, Javier Reclusa, que a primeira empresa do grupo no Brasil será instalada em Palmas, com previsão de início ainda esse ano. Este é o caminho, mais emprego e renda para o município.

 

Coincidência ou não, no segundo dia do evento, 30 de junho, reunidos na capital americana, a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tratavam justamente sobre alternativas para a matriz energética mundial. O Brasil se comprometeu a ampliar em 20% a matriz de energia renovável até 2030, sem contar as hidroelétricas.

 

Paralelamente, em terras tocantinenses, na mais jovem capital brasileira, de forma independente, um grupo representativo da sociedade, liderado pelo Executivo Municipal saiu na frente, firmando o compromisso de contribuir para cumprir essa meta, antes mesmo do Governo Federal. A necessidade urgente de se promover novos padrões de tecnologia limpa para a indústria; fomentar medidas adicionais de eficiência energética; e aumentar a utilização doméstica de fontes de energia não-fósseis em sua matriz energética, assuntos debatidos nos Estados Unidos, já são um desejo antigo em Palmas.

 

O I Seminário Internacional Palmas Solar é apenas o início do processo. Até o final do mês de julho estaremos concluindo a minuta de lei de incentivo à energia solar em Palmas para envia-la à Câmara Municipal. Com a aprovação, o Executivo Municipal terá 90 dias para dar início à implantação do Programa. Serão definidos indicadores e metas para a avaliação do processo e dentro de dois anos vamos realizar o II Seminário Internacional Palmas Solar para avaliar e fazer as considerações necessárias.

 

Aceitamos o desafio de juntos buscarmos essa grande transformação para a nossa Capital. Queremos ver todos os estacionamentos da Avenida Teotônio Segurado cobertos com placas de energia solar, bem como a cobertura da feira, do Espaço Cultural. Pensamos em uma cidade moderna com prédios adaptados para o potencial solar que temos, produzindo energia sustentável. Esse desafio é nosso, fazer da Capital do Tocantins a Capital de Energia Solar do Brasil.

 

Alan Barbiero é secretário de Planejamento e Gestão de Palmas, doutor em Sociologia e Economia do Desenvolvimento (França; Canadá) e ex-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Comentários (0)