Tocantins 27 anos, com esperança a gente ainda comemora!

Uma data complicada para comemorarmos hoje, 05 de outubro de 2015, ainda mais quando consideramos que o Tocantins está de luto oficial pela morte de um agente público muito conhecido e respeitado, e ainda, por todo Estado estar em uma infeliz ressaca motivada pelo pacotaço do Governo que gerou aumento na taxa tributária, que vai deixar nosso bolso ainda mais vazio, a partir de 2016.

 

Esses motivos poderiam até fazer com que os tocantinenses, - a maioria erradicados, em sua maior parte vindos do Maranhão-, tristes e sem motivos para comemorar, mas quem viu o Tocantins nascer, e melhor ainda, quem viveu no então norte de Goiás, não se entristece com qualquer coisa.

 

Hoje temos água saindo de nossas torneiras, energia elétrica a um clique do interruptor, televisões que até se conectam à internet, carros de todos os tamanhos, tipos e formas, avião para ir a outros Estados, coisas que não víamos 27 anos atrás.

 

Lembro-me de quando ia com minha família para a praça central de Natividade, assistir ao Jornal Nacional na televisão instalada naquele lugar e que era a única atração da cidade. Viagens a Goiânia, então Capital, eram programadas com mais de um ano e duravam cerca de dois dias, em ônibus sujo, empoeirado e, ar condicionado, sequer conhecíamos.

 

Hoje, Palmas nossa Capital, é uma cidade linda, algumas quadras ainda sofrem com poeira, mas nada comparado com antes, quando a cidade da nossa esperança só aparecia nos noticiários nacionais, quando era motivo de piada. Estamos vencendo!

 

Nosso Tocantins agora é conhecido no mundo, é fato que quando chegamos nos grandes centros vemos, em exposições, em preços exorbitantes, as peças de capim dourado e o amor perfeito. Não podemos nos esquecer também da iguaria culinária que saiu das barraquinhas de rua para os melhores restaurantes, o chambari.

 

Ser nostálgico nesse momento difícil em que vivemos é apenas uma consequência, mas se observarmos lá atrás, sentirmos o hoje e olharmos à frente, veremos esperança. O que fomos ontem nos tornou fortes!

 

O tocantinense não foge à luta, enfrenta tudo com otimismo, renova suas forças nas cachoeiras e guarda em seu peito a fé, a esperança e a coragem!

 

Parabéns para nós, que somos o Tocantins!

 

Rafael Rodrigues, jornalista, produtor cultural, nascido em Natividade Tocantins

Comentários (0)