3º Fórum de Governadores do Brasil Central será realizado em Palmas, no dia 11

Participam do evento governadores integrantes do bloco, além do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger

Marcelo Miranda será anfitrião do evento
Descrição: Marcelo Miranda será anfitrião do evento Crédito: Da Web

O terceiro encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central será realizado em Palmas, na próxima sexta-feira, 11, no Palácio Araguaia e contará com a presença do governador Marcelo Miranda e dos demais governadores integrantes do bloco, além do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, provocador da criação do Fórum.

 

O objetivo do evento é sediar o debate sobre as propostas para o fomento do empreendedorismo do Brasil Central. No encontro serão definidos o modelo de gestão e os pontos para uma agenda e projetos comuns aos estados membros, que se integrarão através de um consórcio. Além de Miranda, fazem parte do Fórum os governadores do Mato Grosso, Pedro Taques; de Goiás, Marconi Perillo; do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; e de Rondônia, Confúcio Moura.

 

O início dos trabalhos está previsto para as 9 horas, com a apresentação dos projetos iniciais para o Consórcio Brasil Central, voltados ao desenvolvimento do setor agropecuário, indústria e comércio, ciência, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação e meio ambiente. Posteriormente, os governadores assinam o Protocolo de Intenções que irá delinear toda a formatação do consórcio, e definir como, onde e quais os projetos serão executados. 

 

O governador Marcelo Miranda, anfitrião do encontro, explica que o fórum constituiu um instrumento importante para discutir e buscar soluções para os problemas comuns dos estados. “Estamos discutindo assuntos que nos são comuns, em busca de soluções conjuntas e viáveis”, avalia.

 

Ao final do evento, os gestores assinarão as mensagens a serem enviadas aos respectivos Legislativos Estaduais, com a minuta do Protocolo de Intenções, a serem apreciadas pelos deputados de cada estado do bloco.

 

Na quinta-feira, 10, dia que antecede o encontro, será realizada a Reunião dos Secretários de Planejamento e Procuradores. Na ocasião, eles vão discutir e validar todos os projetos iniciais do Consórcio Brasil Central e o documento final do Protocolo de Intenções, que serão assinados pelos governadores.

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)