Agentes questionam conduta da chefe da cadeia de Pedro Afonso: Seds vai apurar

Os funcionários da cadeia feminina da cidade relatam supostos desvios de conduta de Cristiane Lacerda, chefe da unidade. Ela preferiu não se manifestar e a SEDS informou que vai apurar as informações

Servidor estaria fazendo compras em carro público
Descrição: Servidor estaria fazendo compras em carro público Crédito: Foto do leitor

Funcionários da Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso procuraram o Portal T1 Notícias para relatar supostos desvios de conduta da chefe da cadeia, Cristiane de Paula Lacerda Cruz.

 

Segundo os relatos, Cristiane estaria usando o carro da cadeia pública, uma Parati branca identificada, para levar e buscar a filha na escola. Conforme os funcionários, quem leva e busca a menina na escola é um agente público, a mando de Cristiane, e o uso do veículo público para interesses particulares é questionado. Outra situação relatada pelos denunciantes é que o mesmo veículo é utilizado para comprar lanches para a chefe no Supermercado Rio Preto, um dos maiores de Pedro Afonso.

 

Os funcionários relataram que, em determinado momento, houve a necessidade de levar detentas ao hospital da cidade, mas a chefe da cadeia teria alegado que não tinha combustível no carro. Indignados, eles questionam o fato do veículo sempre estar abastecido para levar e buscar a filha dela na escola, mas estar sem gasolina para levar as presas ao médico. 

 

Além do uso do veículo, os agentes da unidade disseram que ela estaria utilizando o cartão de abastecimento do carro público para abastecer seu carro particular. Segundo eles, o cartão não estaria ficando no veículo da cadeia, mas sim na bolsa de Cristiane.

 

Outra reclamação é quanto a uma portaria baixada pela chefe da cadeia, determinando que os agentes carcerários façam ronda no local, o que eles alegam não ser atribuição do cargo e afirmam temer algum atentado, já que eles não podem andar armados.

 

Mais um ponto que tem gerado insegurança aos agentes que procuraram o T1 é que, segundo eles afirmam, teria sido permitida a entrada de material "perigoso" no local. As presas da unidade fazem um curso de artesanato duas vezes por semana e estariam ficando com tesouras e giletes nas celas para terminar tapetes, por exemplo. Os servidores temem uma rebelião ou que alguém seja ferido com os instrumentos.

 

Além disso, os funcionários afirmam que Cristiane vem a Palmas uma vez por mês, em média, para buscar utensílios para a cadeira. No entanto, antes do material ser levado ao presídio, parte estaria sendo descarregado na residência dela, como sabão em pó, detergente e água sanitária. 

 

SEDS vai investigar

O T1 Notícias procurou a Secretaria de Defesa Social (SEDS), responsável pelas unidades prisionais, que informou por meio de nota que vai apurar os relatos. As informações são de que tais denúncias já tinham chegado ao gabinete do governador, antes mesmo de serem relatadas ao Portal.

 

Durante toda esta semana a reportagem também procurou a chefe da cadeia de Pedro Afonso, por três vezes, mas Cristiane disse que irá aguardar ser notificada oficialmente das denúncias e que não se manifestará, por enquanto.

 

NOTA - SEDS

A Secretaria de Defesa Social informa que vai apurar as reclamações referentes à Gestão da Cadeia Pública de Pedro Afonso e, caso sejam constatadas irregularidades, tomará as providências necessárias.

Comentários (0)