Anestesistas ameaçam parar por falta de pagamento:Sesau diz que paga esta semana

Os anestesistas que trabalham nos hospitais públicos de todo o Estado ameaçam paralisar suas atividades por falta de pagamento. Cirurgias podem ser prejudicadas...

Cirurgias podem ser prejudicadas
Descrição: Cirurgias podem ser prejudicadas Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Os anestesistas do Tocantins, um total 76 profissionais, recebem por produtividade, ou seja, pela prestação dos serviços, já que não possuem salário fixo. No entanto, os anestesistas que prestam serviço para o Governo atendendo a população nos hospitais públicos do Estado estão sem receber desde o mês de julho.

 

“Desde julho nada está sendo pago. Estamos trabalhando e o pessoal pegando empréstimo”, contou o presidente da Cooperativa de Anestesiologistas do Tocantins (Coopanest), Antenor de Muzio Gripp, ao falar como os profissionais estão se sustentando dado o atraso de quase seis meses nos pagamentos.

 

O presidente lamentou a situação, disse que a intenção não é parar de atender a população, mas defendeu que a categoria deve receber pelo serviço prestado. Ele lembrou que as cirurgias podem ser comprometidas, já que a falta de anestesista impede a realização do procedimento cirúrgico.

 

O presidente comunicou ainda que o Governo foi procurado várias vezes para efetuar o pagamento, mas só houve promessa até o momento. O último compromisso foi feito pelo atual secretário da Saúde, Márcio Carvalho, que teria garantido o pagamento até esta sexta-feira, 28. “Estamos na expectativa”, disse Antenor de Muzio Gripp.

 

Paralisação e protesto

Os anestesistas que atuam nos hospitais públicos do Estado ameaçam parar as atividades na próxima segunda, 1° de dezembro, segundo informou a Coopanest, depois de decisão em assembleia com seus cooperados.

 

Antenor de Muzio reiterou, em nota da Coopanest, que o Governo do Estado não tem cumprido o contrato com a classe e não tem efetuado o pagamento dos serviços de anestesiologia. “Isto tem ocasionado sérios problemas aos cooperados”, destacou. Ainda segundo ele, ter que contrair empréstimos a juros altos para poder manter seus compromissos tendo pagamentos atrasados para receber “é um absurdo”.

 

A paralisação acontecerá caso a nova promessa de pagamento até sexta-feira não seja cumprida. Os anestesistas estarão em frente aos Hospitais Públicos do Estado, em protesto pacífico, esclarecendo a população sobre o motivo da paralisação.

 

Sesau se compromete a pagar 

A Secretaria da Saúde (Sesau) informou que está previsto o pagamento de R$1,9 milhão referente o mês de julho para a Cooperativa e garantiu que os serviços públicos não serão prejudicados. 

 

Leia nota na íntegra:

 

A Secretaria de Estado da Saúde informa que está previsto para esta semana o pagamento de R$1,9 milhões, referente o mês de julho, para a Cooperativa Anestesiologistas do Tocantins (Coopanest).

A Sesau garante que nenhum usuário do serviço público de saúde será prejudicado, o Governo do Estado está fazendo todos os esforços para manter os serviços de saúde funcionando para atender a população.

 

 

Atualizada às 11h07 desta quinta com correções.

Comentários (0)