Aniversário de 27 anos do Tocantins é comemorado com show beneficente e missa

O feriado celebrado nesta segunda-feira, por mais de 1,497 milhão de habitantes do Tocantins, refere-se à criação do Estado, que foi oficializada em 5 de outubro de 1988, após intensa luta política

Obras da Capital do Tocantins em 1991
Descrição: Obras da Capital do Tocantins em 1991 Crédito: Arquivos/Secom

O Tocantins festeja nesta segunda-feira 27 anos de emancipação política e a data será comemorada em show beneficente, promovido pelo governo do Estado, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Palmas, localizado na TO-050, próximo ao trevo que segue para Aparecida do Rio Negro.

 

Se apresentam nesta noite o músico tocantinense Leandro Delluca e o grupo de forró pé-de-serra, Trio Bacana. As apresentações culturais acontecem durante a programação da Exposição Agropecuária de Palmas (ExpoPalmas), logo após a cavalgada, e as entradas vão custar 1 kg de alimento não perecível, que serão encaminhados para a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, para serem doados posteriormente a famílias carentes.

 

Ainda como parte das comemorações, uma missa em Ação de Graças em comemoração aos 27 anos de criação do Estado será celebrada nesta segunda-feira, às 19h30, na Catedral Metropolitana de Palmas, na Praça dos Girassóis e terá a presença do ex-governador Siqueira Campos, autor da Emenda Constitucional que criou o Tocantins em 1988.

 

História

O feriado celebrado nesta segunda-feira, por mais de 1,497 milhão de habitantes do Tocantins, refere-se à criação do Estado, que foi oficializada no dia 5 de outubro de 1988, após intensa luta política e social relacionada à 

história recente do estado.

 

Muitas gerações compartilharam o sonho de ver o Norte de Goiás independente. “O Estado nasceu de uma verdadeira luta histórica e do anseio por um desenvolvimento menos desigual entre o Norte e o Sul de Goiás. Nós fazíamos parte de uma região muito esquecida, muito distante do centro administrativo do Estado. Os benefícios fornecidos pelo poder público estavam afastados demais do nosso alcance. No processo político, por exemplo, a população do Norte elegia candidatos do Sul sem nem conhecê-los, porque a maioria dos candidatos não vinha até o eleitor do Norte. Com a emancipação do Estado e a criação de Palmas todo o cenário começou a mudar”, destaca a historiadora e mestre em Educação, Marinalva Barros.

 

Os nortistas reclamavam da situação de abandono, exploração econômica e do descaso administrativo e não acreditavam no desenvolvimento da região sem o seu desligamento do Sul. A origem do Estado liga-se às lutas libertistas, que vão desde Joaquim Teotônio Segurado, há mais de 200 anos, a Siqueira Campos, deputado autor da Emenda Constitucional apresentada à Assembleia Nacional Constituinte e que, no seu art. 13 das Disposições Constitucionais Transitórias foi aprovada por unanimidade, criando o Estado do Tocantins, em 1988. Em julho de 1989, a Assembleia Legislativa do estado do Tocantins aprovou projeto de lei do Executivo que criava a cidade de Palmas, a ser construída no centro geográfico do Estado, para ser a capital definitiva do estado do Tocantins. O nome Palmas foi escolhido por Siqueira Campos como homenagem à Comarca de Palmas, onde nasceu, em 1821, o movimento emancipacionista do estado.

 

O Tocantins possui uma área de 286.706 km² e limita-se, ao norte, com o Estado do Maranhão; ao sul, com o Estado de Goiás; a leste, com os Estados do Maranhão, Piauí e Bahia; a oeste, com os Estados do Mato Grosso e Pará. Quando o Estado do Tocantins foi criado, havia apenas 60 municípios. A seguir, ainda por Goiás, foram criados mais 19 novos municípios, dois dos quais, Aliança do Tocantins e São Valério da Natividade, foram instalados a 1º de Janeiro de 1989. Os demais 17 novos municípios tiveram suas eleições municipais realizadas a 16 de abril e foram instalados a 1º de Junho deste mesmo ano, com a posse dos primeiros prefeitos e vices e as respectivas Câmaras de Vereadores. Atualmente o Estado possui 139 municípios.

 

 

 

Comentários (0)