Após 17 dias em greve, servidores públicos voltam ao trabalho nesta sexta-feira

decisão foi tomada após os deputados estaduais aprovarem, por unanimidade, no início da noite desta quinta, o projeto de lei que institui o pagamento da data-base.

Servidores votaram em assembleias
Descrição: Servidores votaram em assembleias Crédito: Ascom/Sisepe

A greve dos servidores públicos do quadro geral do Tocantins, que já durava 17 dias, chegou ao fim nesta quinta-feira, 2. Dividida, com 189 votos a favor da continuidade da greve e 200 contra, a categoria decidiu em assembleia o fim da paralisação. Segundo informações do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins, os servidores devem retomar normalmente as atividades de trabalho nesta sexta-feira, 3.

 

A decisão foi tomada após os deputados estaduais aprovarem, por unanimidade, no início da noite desta quinta, o projeto de lei que institui o pagamento da data-base. Um dos objetivos da paralisação era o pagamento da data-base em parcela única, o que não foi atingido.

 

“Infelizmente, o objetivo do movimento grevista não foi atingido, já que o Sisepe sempre brigou pelo pagamento do índice de 8.3407% em parcela única. Por outro lado, observamos que na negociação, a proposta que foi deliberada pela maioria e que culminou no fim da greve, não foi nem a proposta do Governo, nem a proposta do Sindicato. Os servidores que optaram pela proposta dos deputados estaduais levaram em consideração o alongamento da negociação e demora do pagamento da data-base que era para ter ocorrido em maio, além do iminente recesso parlamentar da Assembleia Legislativa, que ia interromper a tramitação do projeto de lei e atrasar ainda mais a solução da questão”, disse o presidente Cleiton Pinheiro.

 

O acordo firmado entre deputados e governo definiu o pagamento em duas parcelas. A primeira, de 4,17%, será paga ainda neste mês, junto com o retroativo gerado nos meses de maio e junho. Já a segunda, de 4%, deverá ser paga em outubro deste ano. Os retroativos gerados entre maio e setembro de 2015 devem ser pagos em 12 parcelas, de janeiro a dezembro de 2016. O projeto foi aprovado nas Comissões e seguiu para votação em plenário. No plenário, a lei foi aprovada em 1º e 2º turnos.

 

A proposta aprovada segue agora segue para sanção do governador Marcelo Miranda. Quanto às progressões, segundo o Sisepe, as negociações continuam com o governo do Estado, assim como estão fazendo as demais categorias. “Uma coisa é o encerramento da greve, outra coisa é direito do servidor. A partir de segunda-feira estaremos buscando a negociação”, concluiu Cleiton.

 

Nota do governador

Sobre o fim da greve, o governador Marcelo Miranda (PMDB) comentou, por meio de nota, o acordo para o pagamento da data-base. "O fim da greve expressa não a vitória para uma das partes, mas a prova de que com boa vontade e diálogo tudo é possível. Entendemos o papel dos sindicatos, porém, enquanto governo não podemos nos comprometer com o que não podemos honrar, não podemos tomar atitudes irresponsáveis apenas para dar fim a manifestações. Agradeço o bom senso dos que negociaram com a Comissão do Governo, o empenho dos nossos deputados estaduais e contamos com a compreensão de todos os servidores envolvidos”, disse o governador.

 

 

(Matéria atualizada às 9h33 de 03/07 - Com informações do Sisepe-TO)

Comentários (0)