Após decisão judicial favorável a despromovidos governo suspende promoções na PM

Governador disse que as promoções da PM no governo anterior foram “oportunistas e meramente políticas”. Atendendo a liminar proferida pela justiça, ele suspendeu as promoções que ocorreriam no dia 21.

Miranda: impedido de conceder promoções na terça
Descrição: Miranda: impedido de conceder promoções na terça Crédito: Lourenço Bonifácio

O governo do Estado cancelou promoções a policiais militares que estava prevista para acontecer no próximo dia 21, na Praça dos Girassóis. A decisão foi tomada após Justiça emitir liminar favorável a ação proposta pela Associação de Benefícios Mútuos do Estado do Tocantins (ABMJUS).

 

Segundo a nota encaminhada pela assessoria do governo, Marcelo Miranda vinha tentando consertar erros da gestão passada, “implementando ações aptas a resgatar a hierarquia e a disciplina” na PM.

 

Na nota o governo sustenta ainda que considera as promoções aos PM concedidas na gestão passada “oportunistas e meramente políticas”. Na nota ele afirmou que por causa da decisão se viu sem alternativa, “a não ser a suspensão das promoções que se pretendia implementar, em solenidade pública...”

 

O governo afirmou ainda que “buscará, por meio de todos os recursos judiciais cabíveis, reestabelecer o direito dos militares às justas promoções previstas em lei”, demonstrando que irá recorrer da decisão.

 

Confira na íntegra a nota enviada pelo Governo do Estado:

 

O Governo do Estado do Tocantins, por determinação do Governador Marcelo Miranda, desde o início da atual gestão, vem implementando ações aptas a resgatar a hierarquia e a disciplina no âmbito da brava instituição Polícia Militar, flagrantemente agredida e desestabilizada com promoções oportunistas e meramente políticas ocorridas no governo anterior.

Dentre as ações estão o encaminhamento de leis objetivando cumprir critérios previstos na legislação para a ascensão na carreira, o oferecimento de cursos obrigatórios, a observância dos interstícios, submetendo os militares às comissões de promoções de praças e oficiais.

No entanto, em consequência de liminar proferida pela Justiça Estadual da Comarca de Palmas, em ação proposta pela Associação de Benefícios Mútuos do Estado do Tocantins – ABMJUS (autos: 0011665-25.2015.827.2729), ao Governo do Estado não restou outra alternativa a não ser a suspensão das promoções que se pretendia implementar, em solenidade pública, no próximo dia 21 de abril.

O Governo do Tocantins buscará, por meio de todos os recursos judiciais cabíveis, reestabelecer o direito dos militares às justas promoções previstas em lei, garantindo dignidade à instituição e aos seus integrantes. Governo do Estado do Tocantins

Comentários (0)