Aprovados na primeira fase do concurso da Polícia Civil passam pela 2ª etapa

Mais de 800 candidatos participam de mais uma fase do concurso da Polícia Civil do Tocantins

Concurso da Polícia Civil entra na segunda fase
Descrição: Concurso da Polícia Civil entra na segunda fase Crédito: Marcio Vieira/ATN

Para aumentar o policiamento e fortalecer a segurança pública no Estado, o governo do Tocantins realizou, através da Fundação Aroreira, concurso público para a Polícia Civil com 397 vagas de provimento direto e mais 118 para cadastro de reserva. O concurso, que está na segunda fase da primeira etapa, é composto por duas etapas e reforça a compromisso do Estado com o funcionalismo público efetivo, que alcança marca de 73%, a maior já registrada.

 

Os aprovados nas provas objetivas e discursivas da primeira fase do certame para os cargos de delegado, escrivão, agente de polícia, agente de necrotomia, papilocopista, médico legista e perito das diversas especialidades agora participam de exames médicos para confirmar aptidão clínica para o exercício dos cargos para os quais foram aprovados.

 

Os exames são realizados em turnos de 100 candidatos e mais de 400 já os realizaram nos dias 2 e 3 de agosto. Outros 400 devem passar pela Junta Médica neste sábado, 9, e domingo, 10, e apresentar os 17 exames descritos no edital, conforme explicou Rosival Lagares, membro da comissão de concurso público da Fundação Aroeira. “Os candidatos devem comparecer com a convocação impressa e documento original de identificação, portando os exames exigidos pelo edital”, disse.

 

Lagares afirmou que os candidatos devem comparecer com uma hora de antecedência para realizar todos os procedimentos que antecedem a apresentação perante a Junta Médica. “É realizada a confirmação do documento de identificação, coleta de impressão digital e uma triagem para confirmar se o candidato levou todos os documentos solicitados, para então ele ser atendido pela Junta Médica”, explicou.

 

Conforme prevê o edital, foram convocados 837 candidatos para apresentação dos exames médicos, cerca de 1,5 vez mais do que o total de 515 vagas disponíveis – somadas as de provimento direto e cadastro de reserva. Essa medida visa que, mesmo após a possível eliminação de candidatos durantes as etapas do certame, haja candidatos aptos para preenchimento de todas as vagas.

 

No site www.aroeira.org.br podem ser obtidas a convocação para exames médicos e demais informações sobre o concurso. Rosival Lagares alertou aos candidatos sobre o risco de eliminação. “O candidato que não comparecer no horário e local indicados na convocação estará eliminado do certame”, alertou.

 

Fases

A Fundação Aroeira é responsável pela primeira etapa do concurso, composta por quatro fases com previsão de conclusão em outubro. A Segunda etapa é o curso de formação, realizado na Academia da Polícia Civil.

 

A primeira fase foi a aplicação de provas objetivas e discursivas realizadas nos meses de maio e junho. A segunda fase, em andamento no mês de agosto, é a apresentação de exames médicos, que tem o resultado previsto para o dia 18 deste mês. Os aprovados nesta fase participam do Teste de Aptidão Física que deve ser realizado entre os dias 9 e 12 de setembro.

 

Os candidatos para os cargos de delegado e médico legista ainda serão submetidos a uma Avaliação de Títulos, em outubro.

 

Comentários (0)