ATS busca agilizar implantação de saneamento básico em 16 municípios do Estado

Superintendente da ATS, Roberta Castro, se reuniu em Brasília com representante da Funasa para tratar de acordo e deve agilizar processo de implantação de esgotamento sanitário em 16 municípios do TO.

Representantes da Funasa e ATS em Brasília
Descrição: Representantes da Funasa e ATS em Brasília Crédito: Divulgação

Para pedir agilidade em processo de implantação de esgotamento sanitário em 16 municípios do Tocantins, a superintendente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Roberta Castro, se reuniu em Brasília com o chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Geraldo Melo nesta quinta-feira , 23.

 

O acordo entre o Governo do Estado e a Funasa deve resultar em um convênio no valor de R$ 49 milhões, que está aguardando análise e liberação. Segundo a Representação do Governo em Brasília, devido a problemas técnicos que o órgão federal vem enfrentando, o processo estava parado.

 

Foram apresentadas pela representante da ATS na reunião, alternativas para agilizar o processo de liberação do convênio. Ficou acordado que a Funasa disponibilizará ao Tocantins dois técnicos de outros Estados para dar andamento à análise do projeto.

 

A superintendente falou ao T1 que o objetivo principal do projeto é viabilizar o sanemento básico aos municípios, gerando um impacto positivo à saúde pública. “Esse é um projeto de educação e saúde voltado para o saneamento básico. O mais interessante é que é um projeto desenvolvido pela ATS, nenhum outro estado fez algo assim”, ressaltou Roberta Castro.

 

“É importante ressaltar também que, mesmo o projeto tendo sido lançado em novembro de 2012, o governador Marcelo Miranda fez questão de dar continuidade a esse projeto”, acrescentou.

 

Lançamento do Projeto Educasanear

Atendendo ao convite da superintendente, o presidente da Funasa, Antônio Pires, confirmou a participação no lançamento do programa Educasanear, marcado para o dia 18 de agosto no Palácio Araguaia, junto com o governador Marcelo Miranda.

 

O projeto criado pela ATS tem o objetivo de promover a transformação das comunidades através do compartilhamento de valores de responsabilidade socioambiental e da difusão de informações sobre a importância do saneamento básico para a melhoria da saúde pública e qualidade de vida.

 

O programa tem um conjunto de ações para educar as comunidades, democratizando o acesso ao conhecimento sobre saneamento ambiental junto às populações mais carentes, que vivem diretamente da agropecuária, agricultura familiar e extrativismo. Por falta de informação muitas dessas comunidades ainda utilizam procedimentos agressivos e nocivos para o meio ambiente, como queimadas, desmatamento, acumulo de lixo, resíduos e dejetos em local inapropriado e sem tratamento adequado.

 

Durante a execução do Projeto Educasanear serão realizados Seminários Regionais, Cursos Livres-Saneamento Ambiental, Oficinas Educação em Saúde, Campanha Educativa e Intercâmbios nos 9 polos regionais da ATS que abrange 80 municípios. 

 

“A gente cuidando da saúde da população, a gente diminui os custos do Estado. Os serviços oferecidos pelo projeto devem mostrar à população a importância do saneamento básico. Ele será lançado junto ao governador Marcelo Miranda que não mediu esforços para que isso acontecesse por entender que a educação ambiental é uma responsabilidade social que ele faz questão de abraçar”, afirmou Roberta Castro.

 

 

 

Comentários (0)