Aumento de 13,79% na tarifa de energia entra em vigor no próximo mês no TO

Foi aprovada nesta terça-feira, 28, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revisões tarifárias da empresa Energisa Tocantins que entram em vigor a partir do dia 4 de julho

Reajuste de 13,79% na conta de energia elétrica
Descrição: Reajuste de 13,79% na conta de energia elétrica Crédito: Foto: Ilustração

 

Aneel aprovou reajuste que chega até 13,79% na conta de energia do Tocantins. As revisões tarifárias foram publicadas nesta terça-feira e entram em vigor no mês de julho

 

Foi aprovada nesta terça-feira, 28, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revisões tarifárias da empresa Energisa Tocantins que entram em vigor a partir do dia 4 de julho. Os índices aplicados aos consumidores residenciais são de 13,19%.

 

De acordo com a Aneel, a revisão reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos e os investimentos realizados pela empresa para a prestação de serviço de distribuição de energia elétrica no intervalo médio de quatro anos. “Na revisão também são estabelecidos os limites de Duração e Interrupção Equivalente por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência de Interrupção Equivalente por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2017 a 2021”, afirmou a agência.

 

Médias dos índices de alta e baixa tensão

 

A Aneel divulgou as classificações de consumo que são as seguintes: “o efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública)”.

 

 

Comentários (0)