Câmara de Pequizeiro vai parar no SPC/Serasa por compra de TV para vereador

Vereadores de Pequizeiro entraram com denúncia no MPE alegando que presidente da Câmara comprou equipamentos em nome da Casa de Leis e não pagou. CNPJ foi negativado pela Loja. Presidente contesta...

Câmara de Vereadores de Pequizeiro
Descrição: Câmara de Vereadores de Pequizeiro Crédito: Da Web

Seis vereadores do município de Pequizeiro entraram com denúncia no Ministério Público Estadual contra o presidente da Câmara da cidade, Lindomar Moreira do Nascimento, devido a uma compra de uma Televisão Philips de 39 polegadas de Led e um receptor de parabólica Elsys, pelo valor total de R$ 2.148,00, no dia 30 de dezembro de 2013, em nome da Câmara de Vereadores do Município.

 

De acordo com a denúncia, além do equipamento não ter sido instalado na Câmara, a falta de pagamento junto à empresa Moreira Eletro Pequizeiro, loja que vendeu a TV, ocasionou na negativação do CNPJ da Câmara, comprovado até o dia 4 deste mês de agosto.

 

Dono da loja confirma venda e negativação do CNPJ

Por telefone, o proprietário da Moreira Eletro, Vilmar Moreira, confirmou ao T1 Notícias a compra dos equipamentos e disse que o presidente da Câmara estava acompanhado do vereador Orlando Matos, no ato da aquisição.

 

“O pagamento ficou atrasado até esse mês, por isso mandei o CNPJ da Câmara para o SPC, mas dia 21 [semana passada] o vereador Lindomar foi na loja, pagou uma parte da dívida e eu dei um prazo para pagamento do que falta até o dia 21 de setembro”.

 

TV foi comprada para vereador

O Portal entrou em contato com o vereador Orlando Matos, que acompanhou o presidente da Câmara no dia da compra dos equipamentos, para apurar por qual motivo os produtos não haviam sido instalados na Câmara e da falta de pagamento das parcelas.

 

Também por telefone, Matos falou que fez um acordo para a compra dos equipamentos e explicou que eles eram para seu uso particular, em sua residência. De acordo com o vereador, o acordo feito com o presidente da Câmara está sendo cumprido: as parcelas são debitadas em seu salário todo mês.

 

Porém, a Casa de Leis não teria feito o repasse do dinheiro para a loja, por isso ocorreu a negativação do CNPJ.

 

Orlando Matos é um dos seis vereadores que assinou a denúncia feita no Ministério Público contra Lindomar Moreira, o presidente da Câmara. No entanto, Matos informou ao T1 que assinou o documento sem ter conhecimento do seu teor.

 

"Fui na casa do prefeito e os vereadores estavam assinando um documento e me falaram para eu assinar também. Mesmo sem saber o que era, assinei e só depois descobri do que se tratava", relatou.

 

Em entrevista ao Portal, o presidente da Câmara,vereador Lindomar Moreira do Nascimento, disse que Orlando Matos é semianalfabeto e que os outros parlamentares teriam agido de má fé, ao instigarem-no a assinar um documento cujo teor ele não conhecia.

 

Presidente da Câmara afirma desconhecer compra

O presidente da Câmara de Pequizeiro afirmou ao T1 que desconhece a compra desses equipamentos em nome da Câmara de Vereadores. "Quando foi para o Orlando comprar a TV e o aparelho, eu fui na loja com ele e expliquei que pagaria se caso ele não pagasse. Avalizei a compra. Em momento algum assinei documento autorizando compra em nome da Câmara de Vereadores, porque eu sei bem o que fazer com dinheiro público", argumentou.

 

Segundo ele, tudo foi feito por manobra do prefeito Paulo Roberto Toledo, como forma de retaliação por ele ter denunciado a este Portal a suposta exigência aos profissionais da educação do município, para que trabalhassem sem contrato, neste mês de agosto.

 

Prefeito se diz constrangido com a situação

O prefeito de Pequizeiro, Paulo Roberto Toledo, disse que se sente constrangido com as atitudes do vereador Lindomar e comentou que não há retaliação.

 

“Fico feliz por ver os vereadores zelando pela honra e transparência da Câmara. Quanto ao fato do Lindomar dizer que os vereadores são da minha base, ele está equivocado, é só olhar no processo, dos seis vereadores que assinaram a denúncia, somente um é do meu partido, outros são de partidos diferentes, que apoiam governos diferentes”.

 

Comentários (0)