Candidato que morreu após passar mal no TAF estava apto a fazer esforço físico

Alessandro Oliveira dos Santos, de 30 anos, morreu na sexta-feira, 12, após passar mal no TAF no dia 10. Ele foi para o HGP, passou por cirurgia e foi levado para a UTI, onde veio a óbito...

Alessandro morreu após passar mal em TAF
Descrição: Alessandro morreu após passar mal em TAF Crédito: Reprodução/Facebook

Aprovado nas primeiras etapas do concurso para delegado da Polícia Civil (PC), o mestrando em criminologia e servidor da Defensoria Pública do Espírito Santo, Alessandro Oliveira dos Santos, de 30 anos, passou mal enquanto realizava o Teste de Aptidão Física (TAF) e faleceu após passar por procedimento cirúrgico no Hospital Geral de Palmas (HGP).

 

A organizadora do concurso, Fundação Aroeira, informou que Alessandro Oliveira apresentou toda a documentação que comprovava que ele estava apto a realizar o exame de aptidão física, terceira fase do certame. Ainda conforme a Aroeira, já no final do teste ele se sentiu mal e foi imediatamente socorrido pelo serviço médico que acompanhava o processo.

 

Ele foi encaminhado para a UPA Sul e posteriormente para o HGP. Segundo a empresa, um representante da Aroeira foi até o HGP e encontrou o candidato lúcido, quando lhe devolveu seus pertences pessoais deixados no local da prova. A Fundação afirma que até o momento não tem informações da causa da morte do candidato e está reunindo a documentação necessária para encaminhar às autoridades. 

 

O HGP encaminhou uma nota ao T1 informando que o candidato deu entrada na unidade de saúde na quarta-feira, 10, na urgência/emergência onde recebeu atendimento da equipe multiprofissional, passou por exames e procedimentos cirúrgicos. Mas a nota do HGP não relata dados do prontuário como os sintomas com que o paciente chegou.

 

Após, Alessandro Oliveira foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva do HGP, vindo a óbito na sexta-feira, 12. O HGP disse que a causa da morte ainda é indeterminada e não confirmou se o jovem sofreu uma parada respiratória, conforme informações apuradas pelo Portal T1 Notícias.

 

O HGP informou apenas que a família recusou que o corpo do paciente fosse encaminhado para o Serviço de Verificação do Óbito (SVO), sendo logo liberado para a cidade de origem.

 

Ventilam-se informações na imprensa de que o jovem ingeriu bebida estimulante antes da realização da prova, mas nada foi confirmado.

 

No perfil do Facebook do irmão do jovem, há uma nota de pesar da Defensoria Pública do Espírito Santo, órgão em que Alessandro trabalhava.

 

Confira abaixo as notas da Fundação Aroeira, HGP e Defensoria Pública ES.

 

Nota Aroeira

A FUNDAÇÃO AROEIRA manifesta imenso pesar pelo falecimento, na noite de 12 de setembro de 2014, do candidato Alessandro Oliveira dos Santos, 30 anos.

No dia 10 de setembro de 2014, o candidato submeteu-se ao Teste de Aptidão Física – TAF, terceira fase do concurso público para o cargo de Delegado de Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins, tendo apresentado a convocação para o exame, documento pessoal e atestado médico original no qual consta, expressamente, que o mesmo se encontrava APTO a realizar esforço físico.

 

Já no final do Teste de Aptidão Física – TAF, o candidato sentiu-se mal e foi socorrido, imediatamente, por serviço médico contratado pela FUNDAÇÃO AROEIRA, que o encaminhou, inicialmente, para a UPA SUL, em Palmas e, posteriormente, para o Hospital Geral de Palmas.

Representante médica da FUNDAÇÃO AROEIRA dirigiu-se ao Hospital Geral de Palmas, encontrando o candidato lúcido e caminhando, ocasião em que lhe devolveu os pertences pessoais deixados no local da prova, inclusive telefone celular.

 

Até o presente momento, a FUNDAÇÃO AROEIRA não tem conhecimento da causa da morte do candidato, ocorrida dois dias após sua internação no Hospital Geral de Palmas, e está reunindo documentação e informações pertinentes para serem encaminhadas às autoridades competentes.

 

Nota HGP

A Secretaria de Estado da Saúde – SESAU, por meio do HGP - Hospital Geral de Palmas informa que o paciente, Alessandro Oliveira dos Santos, 30 anos, deu entrada na urgência/emergência no último dia 10 de setembro, onde recebeu atendimento da equipe multiprofissional, passou por exames e procedimentos cirúrgicos.

O paciente foi encaminhado para UTI – Unidade de Terapia Intensiva Adulto do hospital, indo a óbito no dia 12, tendo como causa morte indeterminada. A família recusou que o corpo do paciente fosse encaminhado para o SVO – Serviço de Verificação do Óbito, sendo logo liberado para a cidade de origem.

 

Nota Defensoria

Uma nota de pesar. A Defensoria Pública está mais triste hoje. Lamentamos informar o falecimento do servidor Alessandro Oliveira dos Santos, que teve a vida interrompida de forma brusca. Alegre e gentil, Alessandro era um profissional exemplar e um companheiro de trabalho sempre disposto a ajudar. Neste dia, em que perdemos um dos nossos talentos e também um grande amigo, nos unimos em uma corrente de solidariedade para que familiares e amigos tenham conforto neste momento de dor. 

 

Comentários (0)