Com contas de telefone e internet pagas há 2 dias, Detran admite lentidão

O Detran admitiu em nota que o sistema utilizado pelo órgão apresenta lentidão, após nova reclamação de demora e filas para atendimento. As contas de telefone fixo e internet foram pagas na terça, 22

Órgão admite lentidão no sistema
Descrição: Órgão admite lentidão no sistema Crédito: T1 Notícias

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) imputou a culpa pela lentidão dos serviços prestados, desta vez, à unidade de dados responsável pelo armazenamento das informações e Sistemas utilizados no órgão: "devido a um problema em um STORAGEs". Em matéria recente, o Detran informou que o problema era no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), mas logo em seguida a assessoria do Serpro negou a informação e ressaltou que o Detran-TO sequer abriu chamado pedindo reparo.

 

Após nova reclamação de usuários por causa da demora e longas filas para atendimento, o Detran encaminhou uma nota ao Portal T1 Notícias nesta terça-feira, 23, garantindo a continuidade do atendimento e admitindo a lentidão no sistema. O Detran afirmou que já está trabalhando para resolver o problema da lentidão que apresenta o sistema do órgão.

 

O órgão chegou a ser questionado acerca do pagamento pelos serviços de internet, mas não tocou no assunto na nota encaminhada. Em consulta ao Portal da Transparência, a reportagem verificou que no mês de julho o Detran realizou o pagamento pelos serviços de telefone fixo referente aos meses de maio, junho e julho, há apenas dois dias, em 22 de julho de 2014, no valor de aproximadamente R$29 mil à empresa OI S. A.

 

No mesmo dia, 22, também foi paga à mesma empresa o valor de R$94 mil pelo serviço de rede privativa de dados referente aos meses de maio e junho de 2014. Outra conta de despesa de teleprocessamento, links de dados referente aos meses de abril, maio e junho de 2014, foi paga em 10 de julho de 2014, no valor R$163 mil. Ou seja, as contas estavam atrasadas há 3 meses.

 

Confira a nota na íntegra

Informamos que o atendimento ao público na Sede do Detran-TO, Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) e em todos os Postos de Atendimento no Estado está operando, porém, vem apresentado lentidão. O Órgão informa também que todos os atendimentos estão sendo realizados.

A lentidão no sistema do Detran-TO ocorre devido a um problema em um STORAGEs (unidade de dados responsável pelo armazenamento das informações e Sistemas utilizados no DETRAN).

Ressaltamos que a equipe de Tecnologia da Informação do DETRAN vem trabalhando em conjunto com a IBM (Empresa fabricante e responsável pela manutenção dos equipamentos), para restabelecer todos os serviços a sociedade tocantinense.

Para dar maior agilidade aos processos e desafogar o atendimento à população, o Detran-TO, juntamente com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), alterou o prazo para pagamento do documento de veículos com final 5 e 6 (IPVA, Licenciamento e SeguroDPVAT), conforme segue abaixo:

Veículos com placas com final 5 e 6 vencimento dia 31/07/2014

Lembramos que os usuários devem fazer a reimpressão dos boletos com a nova data no site da Sefaz (www.sefaz.to.gov.br) ou no site do Detran-TO (www.detran.to.gov.br). Os boletos podem ser retirados também no Postos de Atendimento, Ciretrans e na Sede do Detran-TO.

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