Com diagnóstico de Lúpus, Leda Galvão busca recursos para manter tratamento

Leda Galvão conseguiu por conta própria os exames para diagnosticar as causas dos sangramentos em seu corpo. Com Lúpus e apenas 20% da visão, ela busca ajuda para manter tratamento em outros Estados

Leda e a dermatologista Daniela Bianca, no Piauí
Descrição: Leda e a dermatologista Daniela Bianca, no Piauí Crédito: Arquivo pessoal

Após análises clínicas, médicos de Teresina, no Piauí, diagnosticaram que os sangramentos nos olhos, boca, útero e nariz de Leda Galvão estão sendo ocasionados por um tipo de Lúpus. Por conta da doença e pela demora no diagnóstico ela já perdeu 80% da visão.

 

Leda esperou cerca de um ano para conseguir o diagnóstico definitivo no Tocantins e chegou a conseguir dois Tratamentos Fora do Domicílio (TFDs), por força de ação judicial, que não foram cumpridos pelo Governo do Estado. Por conta própria, ela conseguiu marcar os exames no Hospital São Marcos, em Teresina. O hospital é particular, mas os médicos aceitaram cuidar de Leda gratuitamente para poder estudar o caso.

 

Leda passou por todos os procedimentos clínicos necessários para, enfim, receber o diagnóstico: o sangramento é devido a um tipo de Lúpus. “O T1 Notícias fez uma matéria pedindo para as pessoas me ajudarem com doações. Com o valor que eu arrecadei consegui pagar vários exames, que se fosse fazer pelo SUS ia demorar muito. Sairia mais caro ter que pagar hospedagem e esperar os exames no SUS do que pagar o exame particular", explicou Leda.

 

"Agora os médicos do São Marcos querem saber que tipo de Lúpus eu tenho, porque estou perdendo a visão muito rápido”, comentou.

 

Leda passou por um procedimento nesta segunda-feira, 22, com um médico retinologista, em Palmas, que a encaminhou para o Instituto Panamericano, em Goiânia, por ser um dos principais centros de tratamento de cegueira cortical, provocado por problemas neurológicos.

 

“Estou retornando para Teresina no dia 06 de outubro para ver o resultado dos exames que mandaram para São Paulo. Ai vamos saber qual o tipo de lúpus que eu tenho e o tipo de tratamento, de lá preciso ir direto para Goiânia fazer o tratamento da visão”, explicou.

 

De acordo com Leda, a Secretaria de Estado da Saúde ajudou nas passagens de ida e volta de Teresina e se comprometeu com as passagens dessa segunda viagem em que irá apresentar os novos exames. “As passagens para Teresina eu já tenho, mas preciso ir para Goiânia também e do dinheiro para as despesas nas duas cidades. Minha família tem ajudado em tudo o que pode, mas não é o suficiente porque não temos tantas condições”, disse.

 

Interessados em ajudar Leda Galvão, nas despesas com as viagens para Teresina e Goiânia, podem efetuar depósito na Conta Corrente 13.336-1; Agência 1595-4 do Banco do Brasil, em nome de Selio Pereira Galvão.

 

Saiba mais

Em Teresina, mulher que sofre com sangramentos precisa de ajuda para se manter

Após quase 1 ano doente, mulher com sangramentos consegue tratamento em Teresina

Mulher que sangra pelos olhos e nariz aguarda ajuda do governo para tratamento

Comentários (0)