Com proposta insatisfatória, servidores da saúde discutirão rumos de greve

A categoria tem uma assembleia no final desta tarde e deve decidir rumos de greve. Proposto apresentada não atende interesses da categoria. Governo deve apresentar outra proposta nesta 3ª feira

Não houve avanço nas negociações nesta 2ª
Descrição: Não houve avanço nas negociações nesta 2ª Crédito: Ascom

Novamente o Governo do Estado, durante reunião com as entidades de classe representantes dos servidores da saúde, na manhã desta segunda-feira, 30, afirmou que o Estado ainda não tem dotação orçamentária para pagar os retroativos da insalubridade, adicional noturno com a inclusão e pagamento das progressões.

 

Segundo o secretário Geferson, a proposta do governo sem a inclusão poderia ser mantida, e a incorporação ficaria para discutir posteriormente.

 

Mas, o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, foi incisivo ressaltando que a categoria não aceita deixar a inclusão para discutir depois. ”Sem proposta para inclusão imediata das progressões, não tem negociação, a categoria não aceita porque mexe no plano de carreira do servidor, e é direito deles. O governo não pode tirar um direito conquistado da categoria e principalmente garantido em lei”, reforça Miranda.

 

Com isso, Geferson diz que irá analisar mais o quadro financeiro e em reunião nesta terça-feira, 31, apresentará a proposta do governo com possibilidade da inclusão das progressões, como solicitou o presidente Manoel Miranda.

 

Benefícios

Após governo apresentar uma proposta viável, serão beneficiados com a progressão 3368 servidores, e com a inclusão imediata esse número chegará a 3500 pessoas. Quanto à insalubridade serão 6.207, e do adicional noturno 1.106 servidores da saúde receberão o benefício.

 

Assembleia Geral

Em não apresentar proposta, o Governo motiva a categoria para continuação da greve geral das 24 horas como estava previsto. Mas, no final da tarde de hoje, os sindicatos da saúde realizarão novamente assembleia nos locais de concentração para deliberar os rumos do movimento grevista.

A concentração dos grevistas acontece no Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Maternidade Dona Regina, Hospital Infantil, Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Paraiso (HRP), Hospital Regional de Guaraí (HRG), Hospital Regional de Dianópolis (HRD), Hospital Regional de Arraias, Hospital Regional de Porto Nacional, Hospital Regional de Miracema e Hospital Regional de Araguaina (HRA).

 

Adesão à greve

Com a greve cerca de 70% dos serviços em saúde foram paralisados nesta segunda-feira, inclusive os servidores dos anexos da secretaria estadual da saúde. Durante a greve a orientação dos sindicatos da saúde aos servidores é NÃO PARAR os atendimentos de urgências e emergências, como também nas internações.

 

Também participou da reunião o deputado estadual e líder do governo, Paulo Mourão.

Comentários (0)