Com quase 100% de adesão, greve da PC mantém apenas serviços essenciais

Esta quarta-feira foi o primeiro dia da greve dos policiais civis, que segundo o Sinpol teve quase 100% de adesão. Categoria está disposta a enfrentar paralisação duradoura

Apenas serviços essenciais são mantidos
Descrição: Apenas serviços essenciais são mantidos Crédito: Divulgação/Sinpol

A greve da Polícia Civil no Tocantins teve adesão de quase 100% da categoria neste primeiro dia de paralisação. A informação é do Sindicato da Polícia Civil do Tocantins (Sinpol-TO). Os servidores deflagraram a greve em manifestação ao decreto do governo que suspendeu os efeitos financeiros do realinhamento salarial concedido à categoria em abril do ano passado.

 

A exceção dos serviços essenciais, como atendimento de flagrantes, de alvarás de soltura, atendimentos a idosos, os trabalhos da Polícia Civil estão suspensos. Dos policiais civis, apenas um pequeno número de pessoas com cargos comissionados não aderiu ao movimento.

 

O Sinpol argumenta que o benefício é resultado de mais oito anos de negociação e luta da categoria junto ao governo do Estado, equiparando as carreiras dos policiais civis de nível médio aos de nível superior.

 

O presidente do Sinpol, Moisemar Marinho, disse que a lei do ano passado apenas regulamentou uma outra lei, a 1.805/2007, que segundo ele foi editada e aprovada pelo próprio governador Marcelo Miranda em julho de 2007. “Foi na penúltima gestão do governador Marcelo Miranda que as carreiras foram igualadas, mas a forma como isso iria ocorrer nunca foi regulamentada por ele. Só em 2014 conseguimos consolidar as nossas conquistas”, disse.

 

O Sinpol destacou que a categoria está disposta a enfrentar uma greve duradora na busca de reestabelecer o que foi conquistado à base de muitos anos de luta.

 

Nota - SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informa que, com o início da paralisação das atividades da Polícia Civil, informada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (SINPOL) e a divulgação da cartilha elaborada por àquela entidade, a Delegacia Geral está realizando um estudo a fim de adequar às atividades policiais necessárias ao bom atendimento à sociedade, tendo como base os limites ali traçados, de modo a gerar o menor impacto possível, especialmente quanto aos crimes de maior gravidade. O mesmo estudo está sendo realizando no âmbito da Polícia Científica.

 

Conforme determinação do governador Marcelo Miranda, as negociações com as categorias da Polícia Civil estão a cargo de uma comissão especial formada pelos secretários da Fazenda, Planejamento, Administração, bem como, do Procurador e o Controlador Geral do Estado, desta forma, a Secretaria da Segurança Pública está na expectativa de que as conversações possam chegar a um termo satisfatório, possibilitando o retorno a normalidade das ações da Polícia Civil, visando à tranquilidade da sociedade tocantinense.

 

 

(Com informações da Ascom-Sinpol)

Comentários (0)