Comando aumenta carga horária de PMs e governo pagará horas extras a policiais

O anúncio da PM ocorre após manifestação realizada por moradores e comerciantes pedindo mais segurança e após Ronaldo Dimas solicitar apoio de equipes da Força Nacional

Coronel Glauber afirma que tomará medidas
Descrição: Coronel Glauber afirma que tomará medidas Crédito: Foto: Divulgação

O comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) afirmou que realizará nos próximos dias, na cidade de Araguaína, ações emergenciais para diminuir os índices de criminalidade registrados no município este ano. Somente nos últimos 30 dias foram registrados quatro latrocínios na cidade, nos quais dois comerciantes foram mortos. Ao todo 54 homicídios foram registrados neste ano e mais de 3,5 mil ocorrências na cidade aconteceram apenas em 2016. Entre as medidas anunciadas pela PM estão o aumento da carga de trabalho dos policiais, com o pagamento de horas extras, e o reforço de equipes das Operações Especiais.

 

O anúncio da PM ocorre após manifestação realizada ontem, 19, por moradores e comerciantes da cidade, pedindo mais segurança, e após o prefeito Ronaldo Dimas solicitar o apoio do Ministério da Justiça, com o envio de equipes da Força Nacional para Araguaína.

 

O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos, afirmou que todas as medidas cabíveis serão tomadas. “A visita do comando à cidade de Araguaína será no sentido de ouvir de perto a população, o poder público local, os comerciantes e os órgãos ligados à segurança pública. Precisamos conhecer os problemas e somar forças para resolvê-los”, declarou.

 

O comandante-geral comentou ainda sobre o direito da população da cidade em se manifestar e cobrar ações mais efetivas dos órgãos de segurança. “As medidas emergenciais serão feitas, a população pode contar com o trabalho da Polícia Militar”, garantiu. Coronel Glauber lembrou também que o Estado em breve realizará um novo concurso público para a formação de mais policiais. “O aumento do efetivo proporcionado por este concurso será muito importante para a Polícia Militar e, bem como, consequentemente para a população. Mais policiais garantirão maiores possibilidades de atuação da PM nos diversos municípios”, disse.

 

Horas extras

Conforme a PM, o reforço no policiamento está sendo feito pelos próprios militares do 2º Batalhão da Polícia Militar de Araguaína, que passarão a trabalhar em horários extraordinários, com uma carga maior de trabalho devidamente remunerada. “Essa medida possibilita um maior efetivo, com deslocamento de policiais que atuam no serviço administrativo da unidade e um incentivo aos militares do serviço operacional”, aponta a PM. O governo do Estado já autorizou ao Comando Geral da Polícia Militar o pagamento das horas extras aos militares.

 

Ainda segundo a PM, três novas viaturas operacionais foram deslocadas para a cidade e serão empregadas, de forma permanente. Além disso, equipes da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar (CIOE) da unidade de Palmas já estão atuando na cidade.

 

“A Polícia Militar trabalha incansavelmente em todas as regiões do Estado, utilizando o efetivo e os meios materiais disponíveis, nossos policiais militares não medem esforços para realizar seu trabalho da melhor forma possível. Em Araguaína, o esforço será ainda maior para que a tranquilidade local seja restabelecida”, disse o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Edvan de Jesus Silva.

 

(Atualizada às 9h32 de 21/07 - Com informações da Ascom/PM)

 

Comentários (0)