Demitido por Amastha e citado por Talyanna, Lustosa diz que tentou ajudar Vencim

Citado no inquérito pela filha do empresário do ramo de combustíveis, Wenceslau Leobas, assassinado em Porto Nacional, Fred Lustosa disse ao T1 Notícias que só tentou ajudar um "amigo de 20 anos"...

Fred Lustosa nega ter usado nome de Amastha
Descrição: Fred Lustosa nega ter usado nome de Amastha Crédito: Foto: T1 Notícias

O publicitário Fred Lustosa, exonerado da Prefeitura de Palmas há cerca de quatro meses - conforme declarações do próprio prefeito Carlos Amastha, por ter usado seu nome ao intermediar interesses do empresário Wenceslau Leobas na prefeitura - procurou o Portal T1 Notícias na manhã desta sexta-feira, 24, para negar que tenha ultrapassado os limites legais na tentativa de ajudar o empresário a “ter acesso a informações sobre o que estava prejudicando a sua obra”.

 

Acompanhado do seu advogado, Tiago D`Ávila, Fred Lustosa explica: “a Dra. Talyanna, filha do Vencim, usou uma conversa que a gente teve pelo Whats App, dizendo que eu estava dificultando o processo da liberação do posto dela…”. Questionado pelo Portal sobre a declaração do prefeito Carlos Amastha, de que teria usado o nome do prefeito na promessa de ajudar a liberar a obra, Fred conta sua versão. “Eu fui procurado pelo Vencim, no ano passado, acho que lá por novembro (…), ele me pediu que como funcionário da prefeitura, pra eu ver o que estava acontecendo, por que a obra dele estava embargada, e ele estava tendo prejuízo”, relembra.

 

Mesmo não sendo da sua área, uma vez que trabalhava em outra pasta, Fred disse que procurou as informações para levar até o amigo, que disse conhecer há mais de 20 anos. “Um procedimento para você abrir um posto de combustível, existe todo um procedimento. Eu fui atrás de informação. A informação é legal. A área de rodovia, na TO-050 é zona rural. Existe uma legislação que para se abrir posto de combustível, tem que ter uma autorização da Câmara, para que aquela área que é rural possa se tornar uma área urbana de posto de combustível. E também tem a questão de limitação de um posto para outro. Esta foi a informação que eu fui buscar pra ele e disse, olha, o que tá atrapalhando é isso”. 

 

Fred disse que ligou para Vencim e disse que só poderia chegar até ali. “O Vencim pediu pra eu procurar a filha dele e explicar a situação pra ela, por que ela entraria na justiça contra a prefeitura.(…) Procurei pela Talyanna e expliquei pra ela a situação. Ela ficou um pouco assustada por que eu não tinha relação com ela, mas com o pai dela. Aconteceu tudo isso e eu descansei. Aí o que acontece? Chegou um ponto de estar na mídia o meu nome vinculado”, disse.

 

Questionado sobre a citação do prefeito, que afirmou tê-lo demitido por que Fred havia usado seu nome junto à filha de Vencim, Fred nega: “não precisa usar nome de prefeito para ter acesso a informação pública”. Confrontado com a acusação de ter tentado usar de tráfico de influência no caso, Fred também negou: “não existe tráfico de influência quando você é servidor público e tem informação de em que setores se resolvem as coisas. Isso é um papel de cada um”.  Perguntado pelo T1 Notícias sobre os motivos pelos quais foi exonerado, Lustosa respondeu que também ficou assustado com a exoneração. “Todo esse procedimento foi acontecido (sic) sem ouvir a minha versão. (…) não me deram essa informação. Com o desencadear de toda essa situação veio à tona (…) Eu me senti muito indignado, por que na verdade eu queria ajudar o Vencim pela consideração que eu tenho por ele, e minha ajuda era em questão de informação, dentro da legalidade”.

 

Fred Lustosa argumenta ainda “eu não tenho autorização para falar em nome do prefeito, eu não usei o nome do prefeito (…) e quem está sendo prejudicado nessa história toda sou eu, por que fui exonerado e não fui procurado para dar a minha versão”. Lustosa disse ainda que “tem uma pessoa que trabalha com o Vencim que sabe todo esse procedimento”. Com advogado constituído, Fred Lustosa disse que vai tomar todas as medidas legais, pois se considera caluniado já que seu nome “está na mídia, está na televisão, indevidamente”.

Comentários (0)