Deputados e Comitê Gestor se reúnem nesta 3ª para debater proposta a servidores

Deputados estaduais se reúnem na tarde desta terça-feira com o governo do Estado para cobrarem proposta para o pagamento da data-base e retroativos

Grevistas fazem manifestação em Palmas
Descrição: Grevistas fazem manifestação em Palmas Crédito: Fotos: Ascom/Sisepe

Os deputados estaduais tocantinenses se reúnem com o Comitê Gestor do Governo do Estado na tarde desta terça-feira, 16, após as 14h30, para discutir uma possível proposta para os servidores em greve que reivindicam o pagamento da data-base 2015 e 2016 e dos retroativos. A decisão foi anunciada aos representantes dos movimentos sindicais durante reunião com os parlamentares na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa. Os servidores deflagraram greve em todo o Tocantins no último dia 9.

 

Ainda na ocasião, os deputados garantiram aos sindicalistas que vão solicitar ao governo uma agenda de reunião para que a categoria seja ouvida, segundo informou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), Cleiton Pinheiro ao T1 Notícias. De acordo com o presidente, a expectativa é que os deputados consigam intermediar uma negociação com resultados positivos. “Queremos que o Estado apresente uma proposta que realmente atenda os servidores. O governo tem que entender que o movimento grevista não está brincando. Toda a população do Estado está sendo prejudicada porque ele não quer pagar os direitos garantidos em lei aos servidores”, afirmou Pinheiro.

 

No mesmo horário em que os deputados estarão reunidos com o Comitê Gestor, os representantes dos Sindicatos que estão em greve também farão uma reunião conjunta para análise da negociação e definição das próximas estratégias de mobilização.

 

Na manhã desta terça, os servidores públicos do Quadro Geral, representantes da Educação e trabalhadores da Saúde fizeram uma caminhada na Avenida JK, passando pelo Palácio Araguaia e após a mobilização seguiram para a Assembleia Legislativa.

 

Na última sexta-feira, 12, por decisão unânime do Conselho Seccional, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Tocantins decidiu criar uma comissão especial visando contribuir na mediação do conflito entre os sindicatos dos servidores públicos e o governo do Estado, que gerou a greve geral de várias categorias do funcionalismo estadual.

 

Médicos aderem

Os médicos que atuam na rede pública do Tocantins iniciaram hoje a greve geral da categoria, com a paralisação de atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas. Serviços de urgência e emergência são mantidos.

Comentários (0)