Em 2016, 4 pessoas morreram vítimas de acidentes com a rede elétrica; Energisa alerta

No ano passado foram registrados 15 acidentes com a rede elétrica; quatro pessoas morreram e uma sofreu lesões graves. Distribuidora de energia alerta para riscos

Energisa alerta para riscos com rede elétrica
Descrição: Energisa alerta para riscos com rede elétrica Crédito: Divulgação

Após registrar 15 acidentes envolvendo a rede elétrica no Tocantins em 2016, a distribuidora Energisa faz um alerta aos consumidores sobre os riscos aos quais são expostos e importância de cuidados com a segurança. Dos acidentes registrados no ano passado, quatro foram fatais e um com lesão grave.

 

Os acidentes com a rede de energia elétrica, que costumam ter consequências graves para as vítimas, podem ser evitados se a população tiver consciência dos riscos e souber o que fazer para evitar essas ocorrências. Para prevenir essas fatalidades, a Energisa apontou as principais situações de risco e orienta os clientes de como proceder.

 

Construção Civil

Antes de construir veja a distância que a obra vai ficar da rede elétrica. Um bom planejamento evita acidentes e protege quem trabalha na obra, portanto, conheça bem os riscos de acidentes com energia elétrica antes de começar qualquer trabalho próximo da rede de energia elétrica. Em qualquer atividade mantenha a distância mínima de 2 metros da rede.

 

Antes de movimentar estruturas metálicas como barras de ferro, vergalhões, trilhos de cortinas e antenas, tenha certeza de que não vai aproximar-se da rede elétrica. Planeje bem o uso de guindastes e andaimes, descarregamento de caminhões basculantes, limpeza de fachadas e instalação de painéis. Preste muita atenção na proximidade da rede elétrica.

 

Identifique e sinalize as áreas de risco de acidente com a rede elétrica, principalmente as de maior concentração de operários.

 

O técnico de segurança do trabalho Moacir Odria lembra que a grande maioria dos acidentes acontecem por aproximação indevida da rede e por toque de materiais condutores na rede. “A primeira atitude de segurança é comunicar a distribuidora sobre qualquer construção ou reforma próximas à rede elétrica. E deve-se evitar a qualquer custo o uso de objetos metálicos e andaimes perto dos cabos”, destaca Odria.

 

No Campo

Ao usar pulverizador e colheitadeira fique atento à proximidade da rede de energia. Passe sempre com as hastes de pulverização abaixadas sob os fios elétricos. Desvie dos cabos e dos estais (cabos que sustentam os postes);

 

Não faça queimadas próximas das redes elétricas. O fogo ou o excesso de calor podem danificar os cabos e interromper o fornecimento;

 

As cercas de arame devem ter seccionamento (antes e depois) sempre que estiverem localizadas sob a rede elétrica; quando a cerca for paralela à rede elétrica deverá ser seccionada a cada 250 metros; não toque em animais que levaram choque.

 

Poda de árvore

Não tente podar árvore por conta própria. Pode causar acidentes graves com risco de morte; evite plantar árvores sob a rede de energia elétrica e caso decida fazê-lo, escolha plantar uma espécie que não cresça mais que 4 metros.

 

Galhos e folhas próximos à rede elétrica só podem ser podados por profissionais da Energisa, que possui equipes especializadas para este serviço. O consumidor pode solicitar a poda pelo 0800 721 3330 ou pelo aplicativo Energisa On.

 

Postes

Em caso de colisão de veículo no poste, não saia do veículo. Se houver um cabo partido em contato com o veículo você pode tomar um choque que pode ser fatal;

 

Em situação de incêndio do veículo, abra a porta e pule o mais distante possível, sem tocar a lataria do carro. Se estiver do lado de fora do veículo que está em contato com os cabos, não encoste no veículo, pois ele pode estar energizado;

 

Não tente socorrer vítimas que estiverem em contato com fios partidos. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e chame a Energisa pelo 0800 721 3330.

 

Não se aproxime de cabos ou fios elétricos caídos na rua. Sinalize o local com qualquer objeto e chame imediatamente a Energisa.

 

(Com informações da Ascom Energisa)

Comentários (0)