Em cerimônia de posse, a nova secretária da Educação fala de metas e objetivos

Na cerimônia de posse, a nova secretária da Educação, Wanessa Zavarese disse que irá trabalhar em cima de quatro principais eixos e que fará um diagnóstico para levantar a situação do setor

Miranda empossa Wanessa Zavarese na Seduc
Descrição: Miranda empossa Wanessa Zavarese na Seduc Crédito: Washington Luiz

Foi empossada na tarde desta segunda-feira, 27, a nova secretária de Educação, Juventude e Esporte do Estado (Seduc), Wanessa Zavarese Sechim. A solenidade aconteceu no Palácio Araguaia, onde o governador Marcelo Miranda falou sobre as metas e ações que devem ser alcançadas pela pasta “dentro da lei e dentro da capacidade orçamentária e financeira Estado”.

 

Questionado sobre como chegou ao nome de Wanessa Zavarese, Miranda disse que foi um grande desafio. “Não quero desmerecer ninguém que já esteve na secretaria. Não foi fácil. Eu ouvi vários segmentos na área educacional. Eu ouvi até no Distrito Federal, do Governo Federal, de alguns colegas governadores sugestões. Mas encontrei depois de ouvir alguns companheiros nossos do Tocantins também, um porto seguro no bom sentido, na professora Wanessa”, disse Miranda acrescentando que “Wanessa não é novidade, no bom sentido, para a educação do nosso estado, pelo contrário, a professora Wanessa chega com oxigênio para imprimir novos ritmos na área educacional”.

 

Wanessa afirmou que deve fazer um balanço da real situação em que se encontra a Educação do estado para tomar as próximas medidas. A secretária adiantou que sua gestão será formada por quatro eixos. “Nós vamos fazer um diagnóstico concreto e real da educação do estado e a partir desse diagnóstico elaborar um planejamento estratégico com metas e objetivos claros para que nós possamos realmente atender aqueles quatro eixos que são acesso, atendimento, permanência e o sucesso dos alunos”, afirmou a secretária.

 

A secretária ingressou como servidora do Estado no ano de 1999. Antes, já havia atuado como secretária Municipal de Educação em duas cidades do Espírito Santo. “Preciso externar minha satisfação e alegria de poder contribuir com minha a experiência para o desenvolvimento do Tocantins, novamente em seu governo”, disse Wanessa.

 

Em seu pronunciamento, o governador agradeceu o trabalho do ex-secretário Adão Francisco, que esteve à frente da pasta desde o início da sua gestão até no último dia 16, quando apresentou a carta de exoneração.

 

Deputadas prestigiam posse

A secretária cumprimentou a bancada feminina tocantinense na Câmara Federal, representada pela Professora Dorinha (DEM) e pela deputada e primeira-dama do Estado, Dulce Miranda. A deputada Josi Nunes também esteve no palácio antes da cerimônia, mas cumprimentou o governador e explicou que não poderia ficar pois teria um compromisso em Brasília.

 

Também participaram da solenidade de posse os secretários de estado; o deputado estadual Amélio Cayres; a deputada estadual Valderez Castelo Branco e a vice-governadora Cláudia Lelis, a subsecretária da Educação Morgana Gomes entre outras autoridades estaduais e representantes da educação.   

 

Experiência profissional

A secretária, que é pedagoga, chegou ao Tocantins em 1999 para atuar na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), no Campus de Arraias. Logo depois foi trabalhar como coordenadora pedagógica na Diretoria de Ensino de Dianópolis. Em 2004 assumiu o cargo de assessoria de planejamento da secretaria. Ela também foi secretária-Executiva do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED), em Brasília, no período de janeiro a dezembro de 2008 .

Comentários (0)