Em São Miguel, povoado Alto Real ganha sistema de abastecimento coletivo de água

32 duas famílias serão beneficiadas pelo sistema no povoado. O sistema faz parte da primeira etapa do programa “Água para todos”. O custo de cada sistema é avaliado em R$ 150 mil.

Governo entrega sistema de abastecimento
Descrição: Governo entrega sistema de abastecimento Crédito: Secom Tocantins

O Governo do Estado entregou na última sexta-feira, 27, um sistema coletivo de abastecimento de água ao povoado de Alto Real, no municio de São Miguel do Tocantins. O sistema deve produzir 20 mil litros por hora e beneficiará 32 famílias que vivem no povoado.

 

O sistema coletivo faz parte do programa “Água para Todos/ Tocantins sem sede”, que foi retomado na gestão de Marcelo Miranda. “Sinto-me feliz em poder voltar aqui e perceber o amadurecimento da região e ver que a população agora estará bem assistida. Água é tudo”, disse o governador na entrega do sistema. 

 

Sistema

Segundo a geóloga da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Regina Lúcia Ianes Martins, a vazão do poço é suficiente para atender toda a comunidade. “O poço tem a profundidade de 150 metros e  apresenta uma vazão de 20 mil litros d’água/hora, o que seria mais que suficiente para atender a demanda das mais de 30 famílias cadastradas”, destacou.

 

O custo do sistema coletivo foi avaliado em mais de R$ 150 mil, e o governo pretende entregar ao todo 105 poços que deverão ser implantados ainda neste ano. Cada sistema faz parte da primeira etapa do programa “Água para Todos/Tocantins sem sede”, que abrange mais 21 municípios tocantinenses.

 

O governo estima ainda que, mais 63 sistemas irão atender outras 4.500 famílias em 52 municípios do Tocantins, pois ainda há o aditivo ao convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional.

 

Melhorias

A lavradora Maria José Alves da Conceição, 53 anos, foi uma das beneficiadas com o sistema. “Buscávamos água para consumo longe daqui. Eram, no mínimo, 13 baldes que eram trazidos a cada ida. Esse poço foi um presente para a toda comunidade. Foi o mesmo que ter nascido outra vez”, contou emocionada.

 

Ademir dos Santos Pereira, 32 anos, mora no assentamento desde 1999 e disse que sempre acreditou que esse dia fosse chegar. “Agora tudo vai melhorar. Vou poder tomar banho de chuveiro e beber água em casa”, comemorou.

 

CRP

A entrega do sistema de abastecimento de água ao Povoado Alto Real está entre os benefícios aprovados desde 2014 pelo governo federal, mas estava suspenso devido ao cancelamento do Certificado de Regularização Previdenciária (CRP) que foi liberado no início do mês de março.

 

(Informações Ascom)

 

Comentários (0)