Empresas prestadoras de serviços e médicos suspendem atendimentos ao PlanSaúde

Segundo o Sindessto o atendimento aos usuários do PlanSaúde será suspenso, a partir das 18h de amanhã, dia 05 de fevereiro. Estado não pagou dívida

Em reunião, no Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos Serviços de Saúde no Estado do Tocantins (Sindessto), nesta quinta-feira, 4, os representantes das empresas associadas a entidade, decidiram suspender o atendimento aos usuários do PlanSaúde, a partir das 18h desta sexta-feira, 5 de fevereiro.

 

Segundo informações do Sindess, apenas os casos urgência e emergência com comprovação clínica serão atendidos. A decisão será mantida até o pagamento das faturas referentes aos meses 8/2015 (resíduos),10/2015 e 11/2015. A suspensão foi aprovada por unanimidade devido o compromisso assumido e não cumprido pelos secretários de Administração e da Fazenda, numa reunião em janeiro desse ano.

 

Também nesta sexta, os médicos prestadores do Plansaúde, seguindo recomendação do Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins suspendem os atendimentos. Os médicos estão sem receber os repasses pelos serviços prestados desde outubro do ano passado, mês em que foram creditadas as faturas referentes ao mês de setembro.

 

Com isso, a entidade e os médicos entendem que houve quebra do acordo estabelecido entre o governo e os prestadores que fixou o pagamento das faturas em até 40 dias após a entrega das notas. Com a suspensão, os médicos irão desmarcar consultas e procedimentos já agendados e não realizarão novas marcações até os pagamentos serem efetuados. O Simed-TO notificou, por ofício, a Secad e o Sindicato dos Servidores Públicos.

 

No último dia 29 de janeiro, o T1 Notícias noticiou que diversas especialidades como ortopedia, urologia e oftalmologia, em Palmas já estavam suspensas houve denúncias dos usuários de que em algumas clínicas está sendo cobrado um valor por fora do plano para consultas.

 

Na ocasião, a Secretaria de Planejamento disse ainda que a dívida atual é de aproximadamente R$ 25 milhões, e que o atraso no pagamento se deve a ausência de liquidez financeira.

 

A Secretaria da Administração informou, através de nota, que os secretários da administração, Geferson Barros e da fazenda, Edson Ronaldo se reuniram na tarde desta quinta-feira, 4, para discutir o cronograma de pagamentos e que a proposta será apresentada em reunião às 14h30 desta sexta ao Sindicato dos Hospitais.

 

Sisepe Notifica Estado

Nesta quinta-feira, 4, o Sisepe-TO notificou o secretário da Administração a adotar as medidas administrativas necessárias para solucionar a situação dos pagamentos atrasados referentes ao Plansaúde, no prazo de 24 horas. A notificação extrajudicial nº 284/2016 é uma ação do Sindicato com o intuito de impedir a paralisação do atendimento anunciada pelos profissionais que atendem pelo Plano e marcada para esta sexta-feira.

 

Logo após a notificação, o Sisepe-TO foi informado pela Secretaria de Estado da Fazenda de que seria autorizado o pagamento de cerca de R$ 7 milhões para os prestadores de serviços, com o intuito de impedir a paralisação desta sexta.

 

Confira na íntegra a nota da Secad

A Secretaria da Administração - Secad informa que os secretários da administração, Geferson Barros e da fazenda, Edson Ronaldo se reuniram na tarde desta quinta-feira, 04, para discutir o cronograma de pagamentos aos prestadores de serviços do Plansaúde e que tal proposta será apresentada ao Sindicato dos Hospitais em uma reunião na tarde desta sexta-feira, 5.

 

(Com informações Ascom/SindessTO - Matéria atualizada às 08h39 de 05/02/2016)

Comentários (0)