Espera por cirurgias no HGP continua e Sesau não dá previsão de procedimentos

Dois pacientes do HGP relataram que esperam por cirurgias há vários dias. As vezes o procedimento é marcado, mas no dia é cancelado por falta de material.

HGP, maior e principal unidade hospitalar do TO
Descrição: HGP, maior e principal unidade hospitalar do TO Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Os pacientes que necessitam de cirurgia no Hospital Geral de Palmas (HGP) continuam enfrentando os mesmos problemas do ano passado: longa espera.

 

Dois pacientes do HGP que se encontram nessa situação entraram em contato com o Portal T1 Notícias e relataram a angústia de esperar pelo procedimento sem previsão de quando ele será feito. Em alguns casos as cirurgias chegam a ser marcadas, os pacientes passam pelo procedimento pré-operatório, que inclui ficar sem ingerir alimentos, mas quando chega o dia, os médicos desmarcam dizendo que não há material cirúrgico.

 

Samuel Lopes de Carvalho, de 25 anos, sofreu um acidente de motocicleta e foi encaminhado para o HGP no último dia 15 de janeiro. Em entrevista por telefone ele contou que “por duas vezes marcaram a cirurgia e desmarcaram dizendo que estava faltando material”.

 

Ele trabalha como assistente administrativo e pontuou que precisa trabalhar. "Espero que a cirurgia seja feita o mais rápido possível. Sou pai de família, tenho mulher e filho em casa que dependem de mim. Preciso voltar para casa e preciso trabalhar. Não posso ficar aqui parado tanto tempo assim, tenho que voltar para trabalhar”, disse.

 

Outro paciente, o senhor Vivaldo Alves Borges, de 62 anos, afirmou que está há 10 dias esperando por cirurgia. Ele quebrou a clavícula e, segundo contou, os médicos disseram que ele terá que esperar até fevereiro pela cirurgia.


 

Sesau não dá previsão para procedimentos dos pacientes

O T1 Notícias entrou em contato com a Secretaria da Saúde (Sesau) para saber quando as cirurgias desses dois pacientes seriam realizadas, no entanto a Sesau não deu um prazo para que a situação se resolva completamente. Em nota, informou que “a reposição de material cirúrgico ortopédico está sendo normalizada pelo fornecedor”.  

 

Ainda segundo a nota da Sesau, o estado de saúde dos dois pacientes citados na reportagem é estável e as cirurgias estão sendo marcadas conforme os critérios clínicos e indicação da equipe médica.

 

Confira a nota da Sesau na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Hospital Geral de Palmas (HGP), informa que:

•       A reposição de material cirúrgico ortopédico está sendo normalizada pelo fornecedor;

•       As cirurgias ortopédicas serão programadas conforme a indicação da equipe médica da especialidade ortopédica e de acordo com os critérios clínicos de cada caso;

•       O paciente Samuel Lopes Carvalho, 24 anos, deu entrada na unidade no dia 15 de janeiro, vítima de acidente de moto. Seu estado de saúde é estável;

•       O paciente Vivaldo Alves Borges, 62 anos, deu entrada na unidade no dia 16 de janeiro, vítima de acidente de moto. Seu estado de saúde também é estável;

 

Comentários (0)