Ex-secretário de Saúde, Eduardo Medrado falece em Araguaína aos 70 anos

O velório começa às 23 horas de hoje, na capela da Igreja Santidade Trindade, no setor Martins Jorge, em Araguaína e o enterro está previsto para o final da tarde desta terça

O médico e ex-secretário de Saúde do Tocantins, Eduardo Novaes Medrado Santos, de 70 anos faleceu por volta das 18 horas desta segunda-feira, 20, em Araguaína, em decorrência de falência renal e edema pulmonar. Medrado ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dom Orione por 36 dias.

 

O velório começa às 23 horas de hoje, na capela da Igreja Santíssima Trindade, no setor Martins Jorge, em Araguaína e o sepultamento está previsto para as 17 horas desta terça-feira, 21, no Cemitério Jardim das Paineiras. Eduardo Medrado deixa esposa e quatro filhos.

 

O médico foi secretário de Saúde do Estado no segundo governo de Siqueira Campos e secretário de Saúde de Araguaína na gestão de Valuar Barros.

 

Notas de pesar

O governador Marcelo Miranda emitiu nota de pesar pelo falecimento de Eduardo Medrado. “Além de um profissional de renome, o Tocantins perde um gestor de grandes serviços prestados ao setor da Saúde. Eduardo Medrado deixa um legado de contribuição ao Tocantins e ao povo tocantinense. Aos familiares, as nossas condolências neste momento de dor. Que as orações recebidas e a fé em Cristo sejam os alicerces da família neste momento de dor”.

 

Em nota enviada à imprensa, o deputado federal Lázaro Botelho e a deputada estadual Valderez Castelo Branco, ambos de Araguaína, lamentaram a morte de Medrado. “Foi com muito pesar que recebemos na noite desta segunda-feira, 20, a notícia do falecimento do ex-secretário da Saúde do Estado e do município de Araguaína Dr. Eduardo Medrado. Neste momento de tamanha dor, que dilacera o peito, rogamos para que os familiares e amigos, especialmente sua esposa Dra. Esmeralda e seus filhos Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio, compreendam os desígnios de Deus e creiam na ressurreição, Lázaro e Valderez”.

 

O deputado estadual Paulo Mourão também lamentou profundamente o falecimento do médico. “Eduardo Medrado prestou relevantes serviços à saúde do Tocantins, no período em que esteve à frente da pasta como Secretário de Estado. Pai de família honrado e profissional ético, ele sempre colaborou com seus conhecimentos, dedicando sua vida à medicina e a saúde pública. Enviamos aos familiares e amigos  nossas condolências e pedimos a Deus que conforte seus corações,  neste momento de dor, rogando ao Criador para que o tenha em um bom lugar na morada eterna".

 

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, também expressou seu pesar pelo falecimento de Medrado. “A Prefeitura de Araguaína manifesta pesar pelo falecimento do médico e ex-secretário da Saúde do Estado e deste Município Eduardo Novaes Medrado Santos, ocorrido às 18h30 desta segunda-feira, 20, no Hospital Dom Orione, em Araguaína, devido a insuficiência renal e edema pulmonar. Medrado dedicou grande parte de seus 70 anos à nossa Araguaína, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Homem sério e honrado, deixa uma lacuna aos que conviveram e tiveram o privilégio de trabalhar com ele. Reiteramos respeito e solidariedade à esposa, dra. Esmeralda, e seus quatro filhos, familiares e amigos. Que Deus dê força e sabedoria para superar a dor neste momento”.

 

O deputado estadual Vilmar de Oliveira também lamentou a morte do médico. “O falecimento do doutor e ex-secretário de Saúde Eduardo Medrado causa profundo pesar a todos que conheceram a sua história de gerenciamento com excelência da saúde do Estado e do seu cuidado com a humanização nos atendimentos. Eduardo deixa um legado de referência na gestão da saúde não só para Araguaína, cidade onde morava e também foi secretário, mas para todo o Tocantins. Neste momento de dor, rogo a Deus que traga o conforto que somente Ele pode dar à sua esposa Dra. Esmeralda, e a seus filhos, Fernando, Eduardo, Helena e Sérgio”.

 

A Secretaria de Estado da Saúde também emitiu nota de pesar. “A Secretaria de Estado da Saúde lamenta profundamente a morte do ex-secretário de Estado da Saúde e também secretário municipal de saúde de Araguaína o médico Eduardo Medrado, nesta segunda-feira, 20. Dr. Eduardo Medrado foi primordial para a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, sendo um dos responsáveis pela organização das redes de saúde existente no Estado. O ex-secretário foi um visionário de um SUS verdadeiro, atual e para todos. Trabalhou para a saúde dos tocantinenses por cerca de 10 anos nos períodos de 1989 – 1990 e de 1995 a novembro de 2002. Servidores e amigos se solidarizam com a dor da família e agradece o grande empenho e dedicação que Dr. Eduardo Medrado demonstrou para com a saúde da população tocantinense e de outros estados vizinhos, tornando a saúde pública tocantinense referência para região, deixando realizações que estão na história do SUS”.

 

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins, Vânio Rodrigues de Souza, através de nota, lamenta o falecimento de Eduardo Medrado, que presidiu o Cosems de 2009 a 2012. “Em nome de todos os gestores municipais de Saúde do Estado Tocantins, é com profundo sentimento e solidariedade à família, que o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems-TO) lamenta o falecimento do Dr. Eduardo Novais Medrado. Profissional sério e dedicado,  prestou relevante trabalho ao Tocantins, deixando grande legado para novas gerações na área da Saúde.  Dr. Eduardo Novais Medrado, que presidiu o Cosems-TO, no período de 2009 a 2012, deixou  lições  de gestão e coerência ideológica a todos nós.  Que Deus o acolha e conforte sua esposa, Drª Esmeralda e seus filhos, Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio neste momento de tristeza e dor”.

 

Por meio de nota, a senadora Kátia Abreu também lamentou a morte do doutor Eduardo; “com profundo pesar aliamo-nos as manifestações de sentimento da população do Tocantins pela perda irreparável do doutor Eduardo mediado ex-secretário de saúde do estado e batalhador incansável pelo bem do estado e de sua gente. Amigo, pai, decente e homem probo, doutor Eduardo deixa como legado exemplo de homem público de conduta irreparável é que fará falta certamente aos tocantinenses”.

 

A Prefeitura de Araguaína decretou nesta terça-feira, 21, luto oficial de três dias no Município pela morte do Dr. Eduardo Medrado. Conforme nota da prefeitura, “o luto é em referência a sua contribuição para o desenvolvimento da saúde do Município e do Estado do Tocantins. Em Araguaína, dr. Eduardo foi responsável pela implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Setor Araguaína Sul, do primeiro curso de medicina no Município, do Hospital Municipal (HMA) e do Hospital Regional (HRA), estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuiu diretamente para que a cidade se tornasse polo em saúde e referência em toda a região. Medrado atuou por mais de 10 anos no serviço público e deixou um legado na história e referência na saúde do Tocantins”.

 

 

  

 

(Atualizada às 17h56 de 21/06)

Comentários (0)