Falta de confiança dos bancos no Governo impede empréstimos, relatam servidores

Mesmo com a publicação dos pagamentos de progressões no Diário Oficial, servidores da Saúde reclamam que bancos pediram para que sejam seus próprios fiadores por não confiarem no Governo.

Secretaria de Estado da Administração
Descrição: Secretaria de Estado da Administração Crédito: Da Web

Servidores públicos da Saúde do Estado entraram em contato com o T1 Notícias para relatar que, após veiculação da lista de servidores aptos a receber as progressões, por parte do Governo do Estado, no DOE do dia 05 de setembro, os bancos informaram que não iriam conceder empréstimos consignados, tendo como base para ressarcimentos os valores liberadores pelo Governo.

 

Segundo relatos, os bancos alegaram que não iriam conceder os empréstimos devido à instabilidade causada pelo Governo, uma vez que não ficou comprovado se os valores serão fixos ou provisórios.

 

“Recebemos a informação que para fazermos os consignados teremos que ser nossos próprios fiadores, pois os bancos não confiam no Estado. Isso é um absurdo!”, desabafou uma servidora que pediu para ter sua identificada preservada.

 

O Portal entrou em contato com o banco oficial para pagamentos aos servidores do Estado e, por meio de nota, o Banco do Brasil, através de sua Superintendência no Tocantins, informou apenas que está negociando com Governo do Estado e com Diretorias do BB a viabilização do serviço demandado pelos servidores. No entanto, ainda não é possível afirmar quando e se o serviço será disponibilizado.

 

T1 tentou contato com as superintências de outros bancos públicos no Estado, mas seus representantes não foram encontrados para responder aos questionamentos

 

Secad afirma desconhecer o assunto

A Secad informou, por meio de nota, que desconhece completamente o assunto e que, em momento algum, durante reuniões com instituições financeiras, foi abordada essa questão.

 

A Secretaria disse ainda que o cumprimento do acordo ocorre normalmente e os servidores em questão podem, por meio do Portal do Servidor, encontrar planilhas e valores do qual têm direito.

 

Os servidores que se sentirem prejudicados devem procurar a Secad para formalizar a denúncia.

 

 

Comentários (0)