Federação denuncia condições precárias de postos policiais no TO e cobra solução

A Federação das Associações de Praças Militares protocolou ofício para várias autoridades pedindo solução para os postos da Polícia Militar no interior que estão em situações precárias

Federação denuncia condições precárias
Descrição: Federação denuncia condições precárias Crédito: Foto: Aspra-TO

A Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (Faspra-TO), após receberem várias denúncias sobre as péssimas condições dos postos da Polícia Militar (PM) em alguns municípios do Estado, protocolou ofício ao comandante geral da PM, Glauber de Oliveira Santos, nesta quarta-feira, 20.

 

No último dia 11, a Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (Apra-TO) divulgou as condições precárias no destacamento da 2ª Cia Independente da PM na cidade de Rio da Conceição. As fotografias enviadas para a Associação mostravam um prédio cheio de pichações com frases ofensivas aos policiais militares.

 

Outra situação que preocupa, conforme a Federação, é o destacamento de Itaguatins. Na última terça-feira, 19, foram divulgadas fotos mostrando as instalações totalmente danificadas, com paredes rachadas, portas quebradas e, segundo relatos dos policiais, o ambiente é infestado por ratos, aranhas caranguejeiras e outros insetos. Ainda conforme relato dos policiais, os mesmos trabalham no destacamento há anos em condições subumanas.

 

Solução do caso

A Faspra também enviou ofício ao presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Romeu Aloisio Feix, ao presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, ao presidente dos Direitos Militares da OAB-TO, Indiano Soares, e à presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro.

 

No documento encaminhado às autoridades a Federação solicita a reparação dos destacamentos que se encontram em situação precária, como nos casos citados acima. Ao Comando Geral da PM foi solicitada ainda a retirada imediata dos policiais militares do destacamento de Itaguatins, visto que as condições do local colocam em risco saúde dos servidores.

 

Melhorias

A Faspra afirma que há algum tempo vem cobrando melhorias nos destacamentos da PM e defende que os mesmos sejam reestruturados com espaços modernos, equipados com câmeras de segurança, vidros a prova de balas, barricadas, entre outros equipamentos que garantam a segurança e condições básicas para que os policiais possam desempenhar suas funções.

 

PM responde

Em nota enviada ao T1 Notícias a Polícia Militar informou que já realizou o levantamento das necessidades referentes à estrutura física de todas as unidades. Ainda segundo a PM, está em andamento um processo com objetivo de reforma, ampliação e manutenção dessas instalações físicas.

 

(Matéria atualizada às 11h47 de 21/07 - Com informações da Faspra-TO)

Comentários (0)