Gedeon e Provenzano se envolvem em briga na porta da OAB na véspera da eleição

Uma confusão que começou com uma filmagem de celular feita por Renato Provenzano na porta da OAB, terminou em luta corporal e dois advogados registrando Ocorrência por agressão às vésperas da eleição

Gedeon acusa adversários de agressão e ameaça
Descrição: Gedeon acusa adversários de agressão e ameaça Crédito: Da Web

As eleições da OAB-TO, polarizadas entre as chapas encabeçadas pelo advogado Walter Ohofugi -20 e Gedeon Pitaluga - 30, acontecerão nesta quarta-feira, 25, em clima de tensão, iniciado na noite desta terça, 24, com uma luta corporal na porta da sede da entidade em Palmas.

 

Segundo apoiadores do candidato a presidente Gedeon Pitaluga, ele teria sido agredido e recebido ameaças. Provenzano, em entrevista ao T1 Notícias, conta outra versão: a de que ele é quem foi agredido primeiro com um murro nas costas pelo candidato a presidente da chapa “OAB para todos”, após uma tentativa de outro advogado, Vinícius Coelho, de tomar o celular com o qual estava filmando um grupo de apoiadores de Gedeon que estacionavam carros adesivados de frente a sede.

 

“Eles descumpriram um acordo feito mais cedo, diante da comissão eleitoral”, afirma Provenzano, que encaminhou ao Portal T1 Notícias, o vídeo que fez pouco antes da confusão, em que mostra os carros do grupo de Gedeon estacionados na porta da OAB. “Eu desci e comecei a filmar e eles começaram a se esconder e responder que não filmasse, por que a rua é pública. Quando eu terminei de filmar veio um rapaz chamado Vinicius  e tentou tomar meu celular. Começou um empurra-empurra e a Fernanda esposa do Gedeon que estava por perto começou a gritar:”para gente, para com isso”. Então ele(Gedeon) veio pelas minhas costas e me deu um murro”, relata Provenzano.

 

Segundo o advogdo, que integra a chapa OAB Protagonista, não houve agressão física de sua parte a Gedeon em nenhum momento e o problema todo teria sido causado por que a área do estacionamento não foi interditada como combinado, permitindo o descumprimento do acordo. “Eles registraram um Boletim de Ocorrência alegando agressão? eu que fui agredido. Tô aqui com meus óculos quebrados e estou agora registrando o ocorrido”, declarou o advogado. “O que eu acho mais absurdo é uma prática desta numa eleição de OAB”, desabafou.

 

A assessoria de imprensa de Gedeon Pitaluga, encaminhou ao T1 nota e a cópia do Boletim de Ocorrência em que Vinícius Coelho e Gedeon Pitaluga acusam Renato Provenzano de ameaça e lesão corporal dolosa. Até o fechamento desta matéria, Provenzano se encontrava na delegacia e encaminhou ao portal a foto de seu óculos quebrado, um vídeo e um áudio de conversa entre apoaidores de Gedeon.

 

 

Em nota, chapa diz que Vinícius foi agredido e Gedeon ameaçado

 

A Chapa OAB Para Todos lamenta o incidente ocorrido na noite desta terça-feira, 24, quando novamente um advogado da chapa foi agredido por integrantes da chapa adversária.

Vinícius Coelho, candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados pela Chapa OAB Para Todos foi agredido pelo candidato ao Conselho da Chapa OAB Protagonista, Luiz Renato Provenzano, em frente ao prédio da OAB, em Palmas. O candidato da chapa adversária se irritou com o fato de haverem carros estacionados na área pública, em frente ao local.

Vinicius Coelho está no IML fazendo exame de corpo de delito. Durante a confusão, Gedeon Pitaluga, candidato a presidente da Chapa, tentou acalmar a briga e acabou sendo ameaçado.

Todas as medidas serão tomadas para resguardar a segurança dos membros da Chapa OAB Para Todos. Já foi registrado o boletim de ocorrência e a assessoria jurídica da chapa já está estudando as medidas necessárias de forma a garantir a integridade de todos os integrantes.  

O candidato a presidente Gedeon Pitaluga lamenta que o processo eleitoral tenha se caracterizado como uma eleição onde as condutas dos adversários tenham partido para a falta de ética e agressões pessoais por parte de alguns adversários, sendo um marco negativo na história da OAB Tocantins. “É lamentável que o processo eleitoral se desenvolva dessa forma. Não é a primeira vez que temos relatos de agressões e ameaças aos integrantes da nossa chapa, mas esperamos que o fato não se repita, pelo bem do processo democrático”, avaliou Gedeon.

 

OAB Protagonista afirma, em nota, que Gedeon descumpriu acordo e agrediu Provenzano

Gedeon Pitaluga, descumpriu acordo fechado com a Comissão Eleitoral da disputa que previa não estacionar carros identificados de campanha na frente da sede instituição. Muito nervoso, Gedeon ainda agrediu fisicamente o advogado Luiz Renato Provenzano, componente da chapa adversária - a OAB Protagonista.

Durante a tarde de terça-feira, 24, a sua chapa e a chapa de oposição acertaram com a Comissão Eleitoral que deixariam o estacionamento de frente à OAB livre para facilitar a logística do pleito, mas Gedeon inadimpliu o que havia sido combinado e, junto com aliados, estacionou quase 20 veículos no local por volta das 23 horas.

Ao constatar a situação, os advogados Jander Araújo, Ildo Cótica e Provenzano, que tinham ido à OAB buscar uma notificação, começaram a fazer um vídeo dos carros da campanha de Gedeon em lugar irregular. Neste momento, Vinicius Coelho Cruz, candidato na chapa de Gedeon, tentou tirar o telefone de Provenzano e começou a empurrá-lo. Com os empurrões, Provenzano ficou perto demais de Gedeon e o candidato a presidente lhe deu um murro nas costas, derrubando o óculos de Provenzano no chão.

As agressões foram registradas em Boletim de Ocorrência por Provenzano na Delegacia da Central de Atendimento da Polícia Civil na Capital.

Para OAB Protagonista, o fato serve para escancarar o desespero de Gedeon e seus aliados que insistem em não cumprir regras e acordos.

Nas últimas semanas da campanha, a chapa de Gedeon usou ilegalmente Infoseg (sistema de dados restrito às autoridades policiais), tinha irregularmente um painel eletrônico de led que era usado como outdoor e a apresentou candidatos ilegais a presidente de subseção em Colinas e Porto Nacional.

O que ocorreu nesta madrugada foi mais uma ação da velha política partidária implementada pela chapa de Gedeon, que já havia tentado viabilizar uma confusão quando se utilizou de um jovem advogado identificado com material de campanha de Gedeon para ir a uma festa dos protagonistas.

O próprio Gedeon desrespeitou regras publicamente, quando no debate da  UFT (realizado segunda-feira, 23 de novembro) teve o microfone cortado duas vezes por ofensas e críticas fora de propósito.

 

(Atualizada às 9h22 de 25 de novembro de 2015)

 

Comentários (0)