Governo abre negociação com sindicatos em greve e nova reunião é marcada para 2ª

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins, Cleiton Pinheiro, disse que a reunião de ontem foi a primeira conversa do Musme com o Governo do Estado, após a deflagração da greve

Secretários e sindicalistas se reúnem no Palácio
Descrição: Secretários e sindicalistas se reúnem no Palácio Crédito: Foto: Márcio Vieira

Uma nova reunião entre representantes dos grevistas e o Comitê Gestor do Estado, marcada para a próxima segunda-feira, 19, às 9 horas, foi acordada na noite de ontem, 14, durante encontro entre sindicatos que compõem o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (Musme), o secretário-geral de Governo e Articulação Política e presidente do Grupo Gestor, Lyvio Luciano Carneiro de Queiroz, o secretário de Estado da Administração Geferson Barros e o secretário de Estado da Comunicação Social, Rogério Silva, no Palácio Araguaia.

 

Em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta quinta-feira, 15, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins, Cleiton Pinheiro, disse que a reunião de ontem foi a primeira conversa do Musme com o Governo do Estado, após a deflagração da greve. “A última vez que sentamos oficialmente foi no dia 9 de julho. E ontem, após essa audiência da Assembleia, chegou ao entendimento de que deveria voltar a sentar com o Musme e essa conversa nossa de ontem foi para podermos fazer as pontuações do movimento grevista”, afirmou o presidente.

 

Ainda segundo Cleiton, “a pauta de reinvindicação dos servidores em greve é o pagamento da data-base em parcela única e os retroativos a gente poderia flexibilizar um pouco para negociar. Mas com relação à data-base de 2015 a categoria entende que o pagamento deve ser integral, não parcelado”.

 

Na reunião os sindicatos fizeram sugestões de medidas ao governo. “As sugestões foram captadas pelo governo e eles disseram que vão fazer o exercício com cada pasta para poder na segunda-feira trazer para nós novamente aquilo que eles entendem que é possível de se aplicar e aquilo que não for possível, justificar para os sindicatos, e com isso buscar uma nova forma de atuação para poder gerar economicidade do custo da máquina e melhorar a qualidade do serviço. Tudo nós colocamos na mesa ontem e o governo foi bastante receptivo e que a gente possa fazer a melhoria na gestão”, disse o presidente.

 

Ainda de acordo com o sindicalista, na próxima segunda-feira acontecerá então uma nova rodada de negociação, “onde a partir de segunda, eu acredito, que de fato começa a sair proposta. Mas inicialmente é essa a questão do passivo, de ter uma flexibilidade maior para a gente negociar, mas a data-base o servidor não abre mão de receber integral”, finalizou Cleiton.

 

O secretário Lyvio Luciano considerou como positiva a reunião realizada ontem e disse que o Governo está otimista que no mais breve possível os serviços oferecidos à população sejam restabelecidos. “Mais uma reunião que acontece desde o mês de maio para discutir da data-base. Sendo que de maneira sensata e colaborativa, os sindicalistas apresentaram sugestões e situações que, com certeza, serão importantes para que o Governo faça um juízo final das suas possibilidades reais para concretizar a implementação da data-base 2016 aos servidores”, frisou.  

 

Em audiência pública realizada ontem, na Assembleia Legislativa, o governo do Estado apresentou aos servidores públicos, em greve há 38 dias, a mesma proposta apresentada à Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Tocantins (Fesserto), no último dia 6. A data-base de 2015 seria paga em 12 parcelas, a partir de janeiro de 2017. Já o pagamento da data-base 2016 (de 9,83% de correção nos salários), o governo propôs dividir esse percentual da seguinte forma: 2% em janeiro de 2017; 2% em maio; e o restante a partir de outubro do próximo ano, dependendo do enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

 

 

Comentários (0)