Governo anuncia de edital da PM para agosto e medidas de segurança

Gestão anunciou várias medidas, como mil vagas em concurso da PM que terá edital publicado em agosto. Comitê disse que concursos da PC e Defesa Social terão continuidade no segundo quadrimestre

Secretários anunciam medidas de segurança
Descrição: Secretários anunciam medidas de segurança Crédito: Frederick Borges

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 25, o Comitê de Gestão do Governo do Estado anunciou que o edital para provimento de mil policiais militares será publicado em agosto deste ano. Entre as medidas anunciadas, o secretário de governo, Lyvio Luciano Carneiro disse que o curso de formação para concursados da Defesa Social e o início da academia para aprovados no concurso da Polícia Civil terá início no mesmo mês.

 

Ao anunciar as medidas, Lyvio disse que o Estado está otimista quanto ao enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal no segundo quadrimestre. “Quando eu falo o mês de agosto, é o mês que fecha o segundo quadrimestre. Um governo responsável trabalha em cima da Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou.

 

Também foi anunciada na ocasião, a unificação da data de promoções dos policiais e bombeiros militares do estado, para o dia 25 de agosto, dia em que se comemora o Dia do Soldado. As promoções ocorriam em abril e em novembro de todos os anos.

 

De acordo com o porta-voz do governo, 84 bombeiros militares do quadro reserva do último concurso serão convocados nos próximos dias, no entanto, não foi divulgada nenhuma data. “Nos próximos dias eles já terão o início do curso de capacitação”, afirmou Lyvio.

 

Entre as medidas para fortalecer a segurança pública, o governo disse que o Estado está adquirindo cem novas viaturas para a PM e que o helicóptero da SSP voltará a operar. "Essas viaturas serão distribuídas em Palmas e no interior do Estado", garantiu o Coronel Glauber Santos. O governo disse estar preparado para arcar com estas despesas sem extrapolar a LRF. 

 

Concurso da Polícia Civil

O subsecretário da Polícia Civil, Abizair Antônio Paniago, disse que os 519 concursados da Polícia Civi, incluindo o quadro reserva, deverão passar pelas etapas previstas. "Obviamente depois que passar o curso de formação segue-se para a homolagação do concurso, nomeação e posse. Nós estamos falando de um concurso público que tem etapas a serem cumpridos. Nós faremos o maior empenho para que estejamos até o final do ano com os nosso policiais". 

 

Concurso da Defesa Social

Serão convocados todos os aprovados no concurso da Defesa Social, para a pasta que hoje é denominada Cidadania e Justiça. Ainda não foi divulgado o cronograma das etapas do curso, no entanto, os aprovados, que estão acampados em frente ao Palácio Araguaia, se dizem otimistas com a notícia.

 

A secretária de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, disse em entrevista que essa convocação dos aprovados “é muito importante para adequar as cadeias públicas do estado. Dá condições do Estado oferecer servidores efetivos para trabalhar no sistema penitenciário. Nós temos servidores que são cedidos à Secretaria de Segurança Pública, e hoje, o sistema funciona dessa forma que não é a forma que gostaríamos que funcionasse”, disse a secretária que disse estar ansiosa para receber os novos servidores .  

 

O presidente da comissão dos aprovados no concurso, Abraão Rezende Valente disse que agora os concursados aguardam a publicação no Diário Oficial, “inclusive para estarmos embasados juridicamente, demonstrando a boa fé do governo”.

 

A coletiva foi conduzida pelos membros da comissão de gestão: o secretário de Governo Lyvio Luciano, a secretária da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga,o comandante geral da PM, Coronel Glauber de Oliveira Santos e o subsecretário da Secretaria de Segurança Pública, Abizair Antônio Paniago.

 

 

 

Comentários (0)