Governo e cidades decretam facultativo; confira o que abre e fecha no Carnaval

Nas repartições municipais de Palmas, o expediente será retomado na quarta-feira de Cinzas a partir do meio-dia, enquanto os servidores públicos estaduais voltam ao trabalho a partir das 14 horas

Servidores públicos do Estado e de Palmas folgarão na segunda, terça e quarta-feira até o meio dia na Capital e até as 14h nos órgãos estaduais. Os decretos do governo do Estado e da Cidade de Palmas foram publicados nos diários oficiais desta quinta-feira, 4. Outros municípios como Gurupi e Araguaína também decretaram ponto facultativo nos dias 8 e 9. Nas repartições da Capital, o expediente será retomado na quarta-feira de Cinzas a partir do meio-dia, enquanto os servidores públicos estaduais voltam ao trabalho a partir das 14 horas.

 

A Prefeitura de Gurupi decretou ponto facultativo para os dias 8 e 10 de fevereiro a partir das 12h em função das festividades de carnaval. O decreto não afetará o funcionamento dos serviços essenciais que exijam plantões permanentes.

 

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, assinou o Decreto nº 406/2016 que especifica os dias de ponto facultativo nos órgãos públicos municipais e entidades vinculadas a administração pública municipal referente ao período do Carnaval. De acordo com o decreto, fica estipulado ponto facultativo nos dias 8 e 9 de fevereiro, segunda e terça-feira, e na Quarta-feira de Cinzas, 10, será até às 14 horas.

 

Bancos, Correios e estabelecimentos comerciais

No comércio será ponto facultativo para a abertura de supermercados, lojas e comércio em geral nos dias 8 e 9, segundo convenção coletiva definida entre sindicatos e a Fecomércio. As horas trabalhadas a mais no dia 8 deverão ser compensadas ou pagas com acréscimo de 50%, em função da comemoração do Dia do Comerciário. No dia 9 é obrigatório o pagamento de horas extras após o período normal de trabalho.

 

Os bancos fecham nos dias 8 e 9 e reabrem ao meio dia na quarta-feira de Cinzas. Nos Correios, os serviços de entrega de correspondências e encomendas em Palmas, Araguaína e Gurupi funcionam no sábado, mas de domingo a 3ª não haverá serviço de entrega.

 

Shoppings e supermercados

O Capim Dourado Shopping estará aberto em horário normal no fim de semana e na segunda, 8 e terça-feira, 9, o horário de funcionamento será de 14 às 20h. Na quarta-feira, 10, o shopping abrirá de meio-dia às 22h. As operações da praça de alimentação, lazer, cinema e espaço de brincadeiras não terão alteração no horário de funcionamento. No  sábado, domingo e na quarta-feira, o Palmas Shopping funcionará em horário normal, das 10 às 22h. Na segunda e terça-feira, apenas as lojas que terão o horário modificado e funcionarão das 11h às 17h.

 

O Quartetto do Palmas Shopping vai funcionar em horário normal. No sábado, das 7h às 23h e no domingo, das 7h às 21h. O supermercado Big vai funcionar normalmente durante todo o feriado, de 6h à meia-noite e o Atacadão funciona até as 22h, mudando apenas o horário da terça, que será das 8h às 18h.

 

Cartórios abertos no feriado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que oito zonas eleitorais funcionarão em regime de plantão durante o carnaval. Os eleitores da 4ª Zona Eleitoral de Colinas, 6ª Zona Eleitoral de Guaraí, 17ª Zona Eleitoral de Taguatinga, 18ª Zona Eleitoral de Paranã, 19ª Zona Eleitoral de Natividade, 25ª Zona Eleitoral de Dianópolis e 22ª Zona Eleitoral de Arraias e 35ª Zona Eleitoral de Novo Acordo podem comparecer à sede do cartório eleitoral com documentos de identificação com foto e comprovante de residência.

 

Cerca de 60% dos eleitores do Tocantins votarão nas eleições municipais deste ano por identificação biométrica, abrangendo 18 zonas eleitorais. Hoje, dos 1.012.910 eleitores, 590.121 já estão cadastrados biometricamente, que significa 58,26% dos votantes no Estado. Até a última, 93.051 eleitores ainda não tinham comparecido às zonas e poderão ter os seus títulos eleitorais cancelados.

Comentários (0)