Hospital de Dianópolis está sem médicos: Sesau tenta fazer remanejamentos

Os pacientes que vão ao HRD, que atende 15 municípios, precisam ser transferidos para outras Unidades. Sesau diz que Governo continua contratando interessados e tenta remanejamentos do Município.

Hospital está sem médicos
Descrição: Hospital está sem médicos Crédito: Da Web

A escala de plantões médicos do Hospital Regional de Dianópolis (HRD), de referência na região Sudeste do Estado, fechou neste mês de abril somente até o dia 22. Com isso, por falta da realização de plantões extras, a Unidade está sem médicos.

 

Profissionais que trabalham no hospital e que pediram para não ser identificados confirmaram a falta de médicos ao longo desta semana. “Cada um faz as suas 20h, cumpre a sua escala, e pra não deixar furo eram feitos plantões extras, eles deixaram de fazer, fecharam escala até o dia 22. Em um dia desta semana não tinha nenhum médico para atender”, disse uma das fontes do T1.

 

Os médicos não fazem os plantões extras porque o pagamento deles foi anexado à remuneração dos porfissionais.

 

Um dos médicos que trabalha no HRD, Jeferson Fernandes, confirmou o fechamento da escala antes de findar o mês. "Nós avisamos os órgãos competentes e o Governo desde março de que a escala só fecharia até o dia 22 de abril, mas o Governo não tomou nenhuma providência. A escala foi colocada com dois médicos durante o dia, como a carga-horária de 20 horas cada, mas a escala não foi fechada", disse ele, que explicou que a falta de profissionais é um dos maiores problemas do Hospital, já que em dezembro 12 médicos trabalhavam na Unidade e, depois da aposentadoria de um, outros 4 pediram demissão, só restando oito nas escalas.

 

Situação precária e falta de diretor técnico

Jeferson Fernandes, que já trabalha no HRD há 24 anos, falou da situação do hospital: "Não temos diretor técnico desde dezembro, ele é responsável pela escala de plantão e ausência de médicos. A situação é muito precária, pouco material técnico. As dificuldades sempre foram muito grandes, mas sempre atendemos a população. A falta de profissional se tornou crítica a partir de dezembro, porque muitos médicos foram embora".

 

O Hospital de Porte 2 atende a 15 municípios e tem 39 leitos. Recentemente, o HRD ficou alagado por conta de problemas na infraestrutura. 

 

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) disse que está buscando a “sessão de médicos da rede municipal para suprir eventuais falhas na escala de plantonistas”. A pasta diz ainda que o Governo “está contratando médicos interessados em atuar no referido Hospital”.

 

Ainda conforme a nota da Sesau, os pacientes estão sendo remanejados para outras unidades: “a Secretaria reforça que está tomando todas as medidas necessárias para garantir o atendimento na referida unidade, como a transferência de pacientes para hospitais próximos”.

 

Confira na íntegra a nota da Sesau:

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que está buscando, juntamente com a gestão municipal de Dianópolis, a cessão de médicos da rede municipal para suprir eventuais falhas na escala de plantonistas no Hospital Regional de Dianópolis.

A Sesau esclarece que mantém chamada pública para contratação de médicos interessados em atuar no referido hospital e para atender a demanda em toda rede estadual de saúde. A secretaria reforça ainda que está tomando todas as medidas necessárias para garantir o atendimento na referida unidade, como a transferência de pacientes para hospitais próximos.


 

Comentários (0)