Hospital Infantil de Palmas realiza mutirão e faz 10 cirurgias pediátricas

Mutirão de cirurgias tem inicio na manhã deste sábado, 9, no HIP. Cerca de 10 crianças, de um a 11 anos irão passar por procedimentos cirúrgicos. Haverá cirurgias de hérnia inguinal e umbilical.

Hospital Infantil de Palmas
Descrição: Hospital Infantil de Palmas Crédito: Ascom/Sesau

Na manhã deste sábado, 9, o Hospital Infantil de Palmas (HIP) realiza o IX Mutirão Nacional de Cirurgias da Criança, ação que é promovida pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe). O Tocantins é o estado com maior participação nas edições deste mutirão.

 

Além do Tocantins, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal confirmaram participação no mutirão deste ano.

 

Renato Rocha, cirurgião pediatra do HIP, afirmou que o objetivo do mutirão, além de diminuir filas, é chamar atenção para os procedimentos cirúrgicos pediátricos que são realizados no hospital.


Programação especial

O Hospital Infantil de Palmas está promovendo uma programação especial para receber as crianças. Funcionários fantasiados, momento ecumênico, jogos educativos, cineminha, pintura facial entre outras atividades estão previstas na programação.

 

Estarão envolvidos nos procedimentos, quatro cirurgiões pediatras, três auxiliares de cirurgias gerais e dois anestesistas. A diretora do HIP, Leiliani Alves, destacou que “essa ação voluntária é muito importante para o Estado, todos os profissionais participarão voluntariamente para dar melhor qualidade de vida a essas crianças, vai ser um dia muito especial”.



Na última edição, 628 crianças foram beneficiadas, em 12 estados e no Distrito Federal, envolvendo 28 serviços, como são chamados os grupos de cirurgiões e outros profissionais necessários para os procedimentos.

 

(Com informações da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica)
 

Comentários (0)