Inquérito que investiga morte do sargento Fraga, em Pindorama, é desarquivado

O sargento Wiratan Fraga dos Santos foi vítima de tiros disparados por um agente da Polícia Federal na madrugada do dia 2 de novembro de 2015, em Pindorama do Tocantins

Sargento foi vítima de tiros disparados por agente
Descrição: Sargento foi vítima de tiros disparados por agente Crédito: Foto: Divulgação

A Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (Faspra-TO), através da Associação dos Cabos e Soldados de Porto Nacional, informou nesta quarta-feira, 7, que o inquérito que investiga a morte do sargento Wiratan Fraga dos Santos, de 41 anos, vítima de tiros disparados por um agente da Polícia Federal na madrugada do dia 2 de novembro de 2015, em Pindorama do Tocantins, foi desarquivado e retomará os tramites de apuração.

 

Após o ocorrido, houve a instauração de inquéritos pela Polícia Militar do Tocantins e Polícia Federal. As apurações tiveram desfechos distintos. O inquérito da PM concluiu pela responsabilidade dos agentes federais, inclusive indiciando-os. Já a investigação da PF concluiu que ocorreu uma ação legítima dos agentes, que investigavam uma quadrilha na cidade. A PF chegou a realizar a reprodução simulada da ocorrência policial que resultou na morte do sargento. O caso foi arquivado pela Seção Judiciária Federal da Região do Tocantins.

 

Retomada das investigações

Os advogados de defesa da família do sargento Fraga conseguiram que o inquérito fosse desarquivado recentemente pela Justiça Federal e a suspensão do segredo de justiça referente ao caso. “A pedido da viúva, os advogados vieram de São Paulo e protocolaram uma petição endereçada ao promotor de Ponte Alta com o pedido de que o mesmo avoque para si a competência sobre o caso e adote as medidas jurídicas cabíveis tendentes à apuração rigorosa dos fatos”, informou a Faspra.

 

A Federação ainda ressaltou que “acredita que a morte do Sargento Fraga poderia ter sido evitada e que foi uma triste consequência de uma malfadada missão executada por agentes federais arrogantes e despreparados. A Federação espera que, através do desarquivamento do inquérito, finalmente os culpados pela morte do Sargento sejam devidamente responsabilizados e anseia para que, nesta nova oportunidade, o caso seja tratado com lisura e imparcialidade considerando também o Inquérito Policial Militar e o testemunho do CB PM Mattos, presente no momento do ocorrido”.

 

Entenda

O fato aconteceu após agentes da Polícia Federal e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) irem ao município de Pindorama para tentar prender em flagrante bandidos que planejavam roubar a agência dos Correios da cidade. Enquanto o Gote aguardava o chamado da Federal, no local onde funciona um aeroporto na cidade, dois policiais militares que não sabiam da operação, ao perceber a movimentação, efetuaram diligência na região dos Correios, quando agentes da PF imaginaram ser os bandidos e iniciaram os disparos, atingindo o sargento Wiratan.

Comentários (0)