Janot emite parecer favorável a ADI do Sindepol contra decretos de Miranda

O parecer favorável de Rodrigo Janot pela Ação Direta de Inconstitucionalidade contra os decretos do governador que suspende efeitos financeiros concedidos a delegados de Polícia segue para o Supremo

Janot emite parecer favorável a ADI do Sindepol
Descrição: Janot emite parecer favorável a ADI do Sindepol Crédito: Fellipe Sampaio/STF

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, emitiu parecer favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), movida pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins, contra o contra o decreto 5.194/2015 do governo do Estado, que suspendeu os efeitos financeiros da Lei 2.853 do cargo de Delegado de Polícia do Tocantins.

 

Na decisão Janot explica que “não pode o Chefe do Poder Executivo valer-se de decreto para subtrair efeitos financeiros de uma lei”. O parecer apresenta ainda que o decreto editado pelo governo do Estado do Tocantins sustou os efeitos da lei 2.853/2014, que previa a alteração da tabela de subsídios do cargo de Delegado de Polícia Civil, desdobrando gravemente da “harmonia entre os poderes e usurpou competência deferida constitucionalmente ao Supremo Tribunal Federal e aos tribunais de justiça”.  Agora, a ADI vai para votação no Supremo Tribunal Federal.

 

A ADI foi movida pela Sindepol após o governador Marcelo Miranda editar decretos revogando e suspendendo direitos concedidos aos servidores públicos no ano de 2014. Dentre eles, as suspensões das Leis 2.853/2014, que previa a alteração da tabela de subsídios do cargo de Delegado de Polícia Civil, e 2.882/2014, que dispunha sobre a revisão geral anual da remuneração da categoria, no índice de 10,8% referente ao período de outubro de 2012 a abril de 2014.

 

A partir desse parecer, a ADI vai para votação no Supremo Tribunal Federal.

 

Ex-procurador geral da República vem ao Tocantins

O advogado e ex-procurador geral da República, Antônio Fernando de Sousa, contratado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol-TO) para prestar assessoria jurídica a entidade, está em Palmas nesta quinta-feira. Ele está atuando na defesa da Lei 2.851 de 2014, que prevê o alinhamento salarial da Polícia Civil, e está no Tocantins para tratar do caso.

 

Em sua agenda, está prevista a ida ao Tribunal de Justiça, para ter audiência com a desembargadora Ângela Prudente, relatora da  Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pelo Governo do Estado.

 

O alinhamento salarial, decorrente da elevação dos cargos de nível médio para superior, foi uma das reivindicações da categoria, durante greve que aconteceu esse ano no Tocantins. Em fevereiro, o governador Marcelo Miranda suspendeu os efeitos financeiros da lei 2.851/14 de 9 de abril de 2014.

Comentários (0)