Justiça determina repasse de avião apreendido à PM do Tocantins

A aeronave modelo Cessna 182 Skyline deverá ser utilizada pela PM na repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas

A Polícia Militar do Estado do Tocantins recebeu, depois de decisão da Justiça Federal, um avião apreendido durante a Operação Cinco Estrelas, da Polícia Federal. A aeronave modelo Cessna 182 Skyline deverá ser utilizada pela PM na repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, segundo a decisão. A Operação Cinco Estrelas foi deflagrada em dezembro de 2010 nos estados do Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás, Pará, Rondônia e Mato Grosso e resultou na expedição de 118 mandados judiciais: 11 de prisão preventiva, sete de prisão temporária, 24 de busca e apreensão e 76 de medidas de sequestro de bens móveis e imóveis.

Para o coronel Luís Cláudio Benício, comandante geral da PM do Tocantins, o avião será um reforço importante no combate ao tráfico de drogas e em grandes operações contra o crime no Estado. “Nós ficamos muito gratos com isso. Esta é uma aeronave que irá contribuir para facilitar a ação da polícia em grandes ocorrências”, disse.

De acordo com o comandante geral da PM, o avião, mesmo de pequeno porte, irá servir para transportar a tropa nas operações policiais pelo Estado. “Serve muito para a mobilidade da Polícia”, completou.

O avião ainda não está no Tocantins, segundo informou Benício. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar tocantinense, o início da operação da aeronave no Estado depende ainda de liberação federal. “A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda está com a documentação em trâmite e dependemos dos prazos deles”, explicou.

 

Operação Cinco Estrelas

Grande operação policial deflagrada em dezembro de 2010, a “Cinco Estrelas”, como foi denominada pela Polícia Federal, executou 118 mandatos judiciais nos estados do Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás, Pará, Rondônia e Mato Gross, como forma de combate ostensivo ao tráfico internacional de drogas.

No Tocantins, a Justiça Federal condenou sete acusados de envolvimento com o tráfico internacional de drogas ilícitas, presos durante a operação da PF, entre eles, Eurípedes Aparecido de Oliveira, de quem era a aeronave repassada à PM do Estado.


 

Comentários (0)