Mais de três mil excedentes da Polícia Militar pedem apoio para convocação

Excedentes do último concurso da Polícia Militar, de 2013, buscaram apoio junto aos deputados estaduais na manhã desta 3ª. Eles querem ser convocados para suprir vagas pendentes.

Candidatos excedentes buscam apoio na Assembleia
Descrição: Candidatos excedentes buscam apoio na Assembleia Crédito: T1 Notícias

Mais de três mil excedentes do último concurso da Polícia Militar, realizado em 2013, estão buscando junto ao governo do Estado o direito de serem convocados para integrar o efetivo, que atualmente, segundo levantamento realizado pelo grupo, está com déficit de cerca de quatro mil policiais. A Defensoria Pública do Tocantins foi acionada e auxilia na ação movida por eles.

 

Representantes dos excedentes estiveram na manhã desta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa, onde apresentaram aos parlamentares suas reivindicações e pediram apoio. “Na situação que o Estado se encontra nós entendemos que o melhor não é fazer outro concurso. Existe um excedente, não foi expirado o prazo ainda, porque vai até julho de 2016, podendo ser prorrogado por mais dois anos e nós queremos ser chamados. Fomos aprovados e a Polícia Militar do Tocantins está precisando muito aumentar seu efetivo”, explicou Rodrigo Fernandes.

 

O advogado dos excedentes, Pablo Araújo, disse que no último certame da Polícia Militar o número de vagas não supriria a necessidade, o que gerou uma retificação e isso deu base legal para que atualmente, os aprovados que são excedentes possam reivindicar pela convocação. “Nós temos um déficit muito grande hoje na Polícia Militar e, pode e deve ser suprido por todos os excedentes que participaram do último concurso público”, destacou.

 

Os representantes dos excedentes disseram que já procuraram o Comando Geral da Polícia Militar e o posicionamento deles é que não devem chamar os excedentes, mas realizar outro concurso público para o suprimento das vagas.

 

A deputada Luana Ribeiro disse ao T1 que “os Estados do Maranhão e Goiás tomaram a medida de chamar os excedentes para reforçar a segurança pública e nós observamos que no Tocantins a violência tem crescido assustadoramente e o caminho é esse, fortalecer as polícias militar e civil, nós temos também os aprovados da Polícia Civil aguardando para serem chamados, então nós apoiamos integralmente essa medida por entender que é necessária para proteger a população do nosso Estado”, afirmou Luana.

Comentários (0)