Mascarenhas diz que cancelamento de férias ficará a cargo de cada Secretaria

O Portal acionou sete das principais Secretarias do Estado, quatro negaram que haja pretensão de cancelar as férias do servidores e três não se posicionaram

Secretário Lúcio Mascarenhas
Descrição: Secretário Lúcio Mascarenhas Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Após a Secretaria da Saúde (Sesau) cancelar as férias de todos os servidores, que estavam programadas para este fim de ano, o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, explicou ao T1 Notícias que caberá a cada pasta ou órgão do Estado decidir sobre as férias de seus servidores, considerando o orçamento, necessidade de corte de despesas e transição de governo.

 

Conforme antecipado pelo Portal em reportagem veiculada no fim de semana, outras Secretarias já estavam publicando o cancelamento ou suspensão das férias de alguns servidores no Diário Oficial, desde a semana passada. Por isso, desde terça-feira, 21, o T1 busca informações oficiais das pastas sobre o assunto. O Portal solicitou resposta de algumas das principais Secretarias de Governo, mas nem todas se posicionaram.

 

Apesar de algumas negarem o cancelamento de todas as férias programadas, desde a semana passada o Diário Oficial traz, diariamente, a publicação da suspensão do benefício de alguns servidores, das mais variadas Secretarias e órgãos do Estado.

 

SSP, Seds, Secad, Seinfra/Agetrans negam cancelamento

Conforme nota encaminhada ao site, a Secretaria de Defesa Social (Seds) garantiu que “não cancelará as férias dos servidores, exceto em casos excepcionais, quando necessário, visando garantir o funcionamento da administração pública”.

 

A Secretaria da Administração (Secad), cujo gestor cancelou até as próprias férias, informou apenas que “até o momento, não há previsão para implementação de tais medidas”. 

 

Já a resposta da Secretaria de Infraestrutura e Agência de Transportes é que a “a Seinfra/Agetrans não pretende cancelar as férias dos servidores”. 

 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que não há previsão de cancelamento de férias e destacou que muitos dos servidores lotados na pasta já gozaram do benefício este ano.

 

Seduc, Seplan, Sefaz não respondem

As solicitações de resposta foram encaminhadas às Secretarias na terça-feira, 21, e o recebimento das demandas foi confirmado. No entanto, mesmo após dois dias e solicitação reforçada na tarde desta quarta-feira, três pastas não responderam. São elas a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), a Secretaria de Planejamento (Seplan) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

 

A assessoria da Sefaz informou na tarde de ontem, por telefone, que não havia nenhuma orientação nesse sentido e que não havia o que responder sobre o cancelamento de férias dos servidores. O assessor se recusou, também, a encaminhar nota oficial da pasta sobre a situação, alegando que não havia o que escrever.

 

Leia mais:

Corte de despesas leva Estado a cancelar férias de servidores neste fim de ano

Comentários (0)