Ministro dos Transportes vem a Palmas para Seminário sobre Hidrovia do Tocantins

Debates serão realizados no auditório do Tribunal de Justiça com a participação de técnicos nacionais e estrangeiros e professores universitários do Estado...

Tocantins discute viabilidade de hidrovias
Descrição: Tocantins discute viabilidade de hidrovias Crédito: Igor Estrela/Ascom

A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins) faz, a partir das 8h45 desta quinta, 24,  a palestra de abertura do Seminário Hidrovia Tocantins – Um rio de oportunidades, que será realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, na Capital.  Kátia Abreu falará sobre Hidrovia do Tocantins – um futuro promissor mais perto de você. Em seguida, o ministro dos Transportes, César Borges, discorrerá a partir das 9h15 sobreLogística no Brasil. O seminário será dividido em três palestras e dois  painéis sobre a hidrovia do Tocantins.  A parlamentar, o ministro e demais palestrantes concederão entrevista coletiva aos veículos de comunicação às 11 horas, na sala de imprensa no auditório do TJ.

A hidrovia do Tocantins ganhou novo impulso com o lançamento, no mês passado,  pela presidente Dilma Rouseff, do edital de derrocagem do Pedral do Lourenço, em Marabá (PA), fundamental para a viabilização do modal de transporte, considerado o mais barato do mundo.  A hidrovia do Tocantins terá um percurso de 1.500 km, passando por Peixe, Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Palmas, Pedro Afonso, Tocantinópolis, Esperantina e Praia Norte,  onde será instalado um porto.  Para a senadora Kátia Abreu, a Hidrovia é de fundamental importância para que o Tocantins tenha competitividade para exportar sua produção e para a integração da região conhecida como MAPITOBA – Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. A previsão de investimento é de R$3,5 bilhões. “A hidrovia é a forma mais barata de escoar a nossa produção. Um navio puxando quatro chatas (balsas) substituem 86 vagões de trem de 70 toneladas e 172 carretas bitrem de 35 toneladas. Teremos competitividade para exportar os nossos produtos”.


Palestrantes

Além da senadora Kátia Abreu e do ministro César Borges, o seminário terá uma palestra do vice-presidente Executivo de Planejamento e Desenvolvimento Comercial do Canal do Panamá, Javier Daniel Ho Ardines. Ele falará, a partir das 11h20,  sobre Logística-É o Canal. A senadora Kátia Abreu participou,no início do mês de abril, do Fórum Econômico Mundial, na cidade do Panamá (Panamá) quando defendeu a utilização do Canal do Panamá como importante eixo logístico para o escoamento da produção brasileira para os mercados norte-americano, chinês e europeu, pela rota do oceano Pacífico.  Agregando na logística a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia do Tocantins, seria um importante canal para o transporte da safra de grãos do Norte do país, aí incluída a produção tocantinense,  estimada em mais de 20 milhões de toneladas. A defesa foi feita pela senadora Kátia Abreu no debate “Riqueza de Recursos: Benção ou Maldição, um fórum de debates sobre a competitividade da economia latino-americana.

Outro palestrante do Seminário Hidrovia Tocantins – Um rio de oportunidades nesta quinta, 24, no auditório do Tribunal de Justiça,  é o consultor da CNA, Luiz Antônio Fayet que, junto com o diretor executivo do Movimento Pro-Logística, Edeon Vaz Ferreira, discorrerão, a  partir das 10h sobre Hidrovia Tocantins – o marco da transformação. O Seminário será encerrado com um Painel Hidrovia Tocantins e Estratégia de Desenvolvimento Regional – A Palavra da Academia, reunindo, a partir das 12h os professores doutores da Universidade Federal do Tocantins, Waldecy Rodrigues, Adão Francisco de Oliveira, George Lauro Brito e Jandir Ferreira Lima.

 

Serviço:


Horário de início do Seminário : 8h45
Coletiva à Imprensa: 11h
Local: Sala Vip – Auditório do Tribunal de  Justiça do Estado
Praça dos Girassóis



Programação

DATA – 24/04/2014
Auditório do Tribunal de Justiça
8h30 - Formação do Palco de autoridades
8h45 - Palestra 1
HIDROVIA TOCANTINS: UM FUTURO PROMISSOR MAIS PERTO DE VOCÊ!
Presidente da CNA Senadora Kátia Abreu
9h15 - Palestra 2
LOGÍSTICA NO BRASIL
Ministro dos Transportes César Borges
10h00 - Painel 1
HIDROVIA TOCANTINS: O MARCO DA TRANSFORMAÇÃO
Luiz Antonio Fayet – Consultor da CNA
Edeon Vaz Ferreira - Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística
11h00 - Coffee Break
11h20 - Palestra 3
LOGÍSTICA: É O CANAL
Javier Daniel Ho Ardines - Vice-presidente Executivo de Planejamento e Desenvolvimento Comercial do Canal do Panamá
12h00 - Painel 2
HIDROVIA TOCANTINS E ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO  REGIONAL  - A PALAVRA DA ACADEMIA – UFT
Prof. Dr. Waldecy Rodrigues
Prof. Dr. Adão Francisco de Oliveira
Prof. Dr. George Lauro Brito
Prof. Dr. Jandir Ferreira Lima
13h00 - Encerramento do Seminário

 

Comentários (0)