Miranda aponta “Economia de Guerra” para recobrar equilíbrio financeiro do TO

A determinação é racionalizar bens de serviços, materiais de expediente, bens de consumo, combustível, telefone e energia elétrica

Governador reúne secretários no Palácio
Descrição: Governador reúne secretários no Palácio Crédito: Elizeu Oliveira

A primeira reunião do ano com o primeiro escalão do Executivo, após a posse de 4 novos secretários, foi realizada nesta quinta-feira, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas. Na ocasião, o governador Marcelo Miranda determinou aos gestores ações imediatas para promover o equilíbrio administrativo financeiro do estado, medidas por ele denominadas como “Economia de Guerra”.

 

Segundo Miranda, será preciso “economizar, fazer mais com menos. Isto deve ser primordial em todos os nossos atos e ações. Isso deve ser feito sem prejuízos à qualidade das ações e dos produtos oferecidos por cada pasta”. A determinação é racionalizar bens de serviços, materiais de expediente, bens de consumo, combustível, telefone e energia elétrica. O governador recomendou ainda a renegociação de contratos, adequando seus valores à realidade atual.

 

Marcelo Miranda pediu mais motivação e criatividade por parte dos gestores estaduais. “A adoção de uma política proativa de captação de recursos junto ao governo federal e a outros parceiros”. Ele condenou qualquer tipo de omissão que possa fazer com que recursos originários de convênios voltem à fonte de origem por falta de empenho do Estado. “Não podemos deixar voltar recursos. Isso é inadmissível!”, exclamou.

 

O governador cobrou, ainda, integração e potencialização das ações de governo, de forma prática e que atinjam resultados a pequeno e a médio prazos. Outra determinação foi a adoção da política de gestão que valoriza o cliente-cidadão. “Assim como o comércio e outros setores têm o consumidor como cliente, temos que redobrar nosso foco, direcionando atenção especial aos cidadãos tocantinenses. Tudo, tudo o que fizermos deve ser para atender, para surpreender, para facilitar e melhorar a vida dos tocantinenses”, enfatizou.

 

R$ 340 milhões em dívidas da saúde

Na reunião, Marcos Musafir, secretário de Estado da Saúde, reforçou a importância do envolvimento de todo o Governo no combate ao Aedes aegypty, destacando ações internas realizadas pelas secretarias e autarquias, e ações voltadas para a conscientização da população. Ainda na sua explanação, o secretário lembrou que um dos desafios é renegociar mais de R$ 340 milhões em dívidas da saúde, boa parte ainda da gestão anterior.

 

No carnaval, o secretário vai visitar todas as unidades hospitalares do Estado para conferir de perto a realidade que enfrentam e buscar as soluções para os problemas. Ainda no período de carnaval, passam a ser disponibilizadas para consulta da população todas as escalas com identificação dos profissionais que estarão atuando em cada um dos hospitais do Estado.

 

Novo modelo de gestão

Durante o encontro, o secretário de Estado da Fazenda, Edson Ronaldo Nascimento, fez uma exposição das ações desencadeadas na secretaria para equilíbrio das contas do Governo. Apresentou um esboço do desempenho do Governo em 2015 e anunciou que a meta de arrecadação é muito superior aos índices inflacionários, garantindo que boa parte das despesas seja paga com arrecadação própria, reduzindo a dependência dos repasses de recursos federais.

 

O secretário-geral de Governo, Lyvio de Queiroz destacou que a reunião marca mais uma etapa do novo modelo de gestão adotado pelo Estado. “O momento nos impõe realmente uma economia de guerra, no custeio da máquina, em cada ação, de cada secretaria, a palavra de ordem é economicidade. Então, essa reunião foi basicamente nesse sentido: de buscar a austeridade dos gastos, o implemento de receita, dentro desse novo modelo de gestão, para investir nas obras e ações que a população espera. E cada auxiliar sai daqui imbuído do propósito de trabalhar com essa nova diretriz”, afirmou.

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)